Publicações recentes

Contributors

Artesanato sergipano é exposto na maior feira da América Latina

quinta-feira, 11 de julho de 2013
A XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 04 a 14 de julho no Centro de Convenções de Recife conta mais uma vez com a participação do artesanato sergipano. Com investimento de R$ 4,8 milhões, a estimativa é movimentar acima de R$ 40 milhões em negócios e receber um público superior a 300 mil pessoas durante os seus onze dias de realização. Com mais de 5 mil expositores, ocupando 800 espaços em uma área de 29 mil m², esta edição homenageia o talento das mulheres rendeiras que, mantêm viva a tradição de tecer fios, repassando-a para diversas gerações.
Com o objetivo de divulgar e comercializar o artesanato local, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), possibilitou a participação de mais de oito municípios sergipanos, que estão representando o Estado com produções como bordados, renda irlandesa, cerâmica, móveis artesanais, bonecas, petwork, entre outras.
O secretário de Estado do Trabalho, Lauro Seixas, explica que divulgar o trabalho dos artesãos sergipanos é um dos papéis do Governo do Estado. “É graças à participação em importantes feiras como esta que podemos mostras para o Brasil e para o mundo a cultura e o poder de produção que os artesoes de Sergipe possuem. Sem dúvidas, o artesanato é uma das principais e mais belas vitrines do Estado”, ressaltou Lauro.
A Setrab selecionou os artesanatos mais representativos do Estado e sem custo algum, os artesãos disponibilizam na feira mercadorias para comercialização. O lucro obtido por meio das vendas é passado integralmente a cada artesão ou associação no valor informado nas etiquetas para comercialização.
Renda Irlandesa
As “Mulheres Rendeiras” não estão só no tema da Fenearte. Cerca de 40 estandes são inteiramente dedicados às peças em renda e Sergipe é um dos principais representantes deste segmento. Uma das provas disso é que a Renda Irlandesa do município de Divina Pastora foi destaque em diversas reportagens nacionais, a exemplo da Globo News. Jogos americanos, guardanapos, porta guardanapos, porta copos, toalhas de bandeja, toalhas de lavado e toalhas de mão: peças feitas pelas mãos cuidadosas das artesãs que já são consideradas patrimônio cultural do Brasil.
Por Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário