Publicações recentes

Contributors

Mais de 100 cirurgias de catarata são viabilizadas em Maruim

domingo, 22 de setembro de 2013
A Prefeitura de Maruim, através da Secretaria de Saúde, viabilizou, apenas neste ano, mais de 100 cirurgias de catarata de forma gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Souza, “esta cirurgia tem um valor elevado, que exclui, socialmente, aquele com baixo poder aquisitivo”. “Graças aos investimentos na marcação de exames pela internet, conseguimos viabilizar mais 42 cirurgias para este mês”, acrescentou o secretário.
Na tarde deste sábado, 21, os pacientes foram deslocados à clínica de saúde do conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, para a realização dos exames prévios, antes da cirurgia, que está prevista para acontecer no próximo sábado, 28, em Aracaju.
A Prefeitura de Maruim disponibilizou transporte, alimentação e uma agente de saúde para acompanhar os pacientes, que são idosos.

A catarata

De acordo com a médica Amaryllis Ayakian, coordenadora do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, “a catarata é um tipo de lesão ocular, provocada porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis”.


Por Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário