Publicações recentes

Contributors

Caos na saúde em Nossa Senhora do Socorro

sábado, 1 de novembro de 2014

Que a saúde é um caos em Sergipe todo mundo já sabe, fato que já passa até desapercebido, e salta aos nossos olhos, mas o que não pode passar em branco são as condições insalubres e de risco pelas quais os pacientes que já sofrem com a falta de atendimento são submetidos, ao procurarem atendimento no hospital regional José Franco da “ FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE DE SERGIPE” localizado em Nossa Senhora do Socorro, muito mofo e equipamentos sujos e deteriorados andam de mãos dadas com o malatendimento e lixeiras abarrotadas de material infectante perfuro cortante ao alcance de pacientes e acompanhantes, quando esse lixo não está espalhado pelo chão.
LixoSegundo as normas O lixo hospitalar contaminado deve ser embalado de forma especial, seguindo a Norma E 588/1977 (sacos plásticos branco-leitosos, grossos e resistentes). O depósito desses sacos deve ser em vasilhames bem vedados e estes colocados fora do alcance de pessoas, até a chegada do carro próprio para a coleta. Nunca tais lixos devem aguardar a coleta em locais públicos; nas calçadas, ou em meio aos pacientes por exemplo.
Cabe salientar que o mofo de paredes, contem fungos e bactérias, que transmitem doenças, e é muito perigoso para pessoas que tem alergia reparatória e pode ainda atrair germes e bactérias caso o ambiente não tenha uma limpeza correta o que ocorre no Hospital Jose Franco é exatamente isso pacientes são expostos a riscos em ambientes que mais parecem campos de concentração e em nada se assemelham a salas de atendimento médico de urgência.
Motos no HospitalMotosAlém de todos esses problemas funcionários ainda usam a parte interna do hospital como estacionamento de motos, eles estacionaram seus veículos dentro da recepção do hospital e em corredores, além de trazer sujeira para o ambiente hospitalar ocupam o espaço que seria usado por pacientes e acompanhantes.
O coisas de Socorro falou com uma funcionária do hospital que relatou que este ambiente insalubre existe a muito tempo e que os mofos nas paredes já tem pelo menos um ano sem que nada tenha sido feito para resolver o problema.
VEJA MAIS FOTOS
Entre os direitos universais de pacientes esta:


Direitos dos Usuários do SUS 
A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde ainda mais efetivo. 

Os princípios da Carta são:
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário