Publicações recentes

Contributors

Guarda Municipal de Aracaju apresenta relatório de ocorrências dos Mercados Centrais

terça-feira, 25 de novembro de 2014


A Lei 13.022/2014 que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais foi sancionada e publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União no último mês de agosto. A nova norma insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública com os princípios mínimos da proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, da preservação da vida, da redução do sofrimento e diminuição das perdas, do patrulhamento preventivo, do compromisso com a evolução social da comunidade e o uso progressivo da força.

Ciente dessa nova dinâmica de atuação da Guarda Municipal, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e a direção da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) potencializaram as ações desenvolvidas pela instituição em todos os logradouros públicos da cidade e de forma mais amplamente notada nos mercados centrais.

Com o fito de prestar contas à sociedade, a GMA apresenta um relatório das ocorrências atendidas nesses importantes espaços históricos e culturais de nossa capital. Durante o período compreendido entre janeiro e setembro deste ano foram realizadas mais de 800 abordagens e averiguações a suspeitos, destes 190 foram detidos e 110 encaminhados à Delegacia para lavratura de flagrante.


As maiores incidências de crimes são os roubos/furtos com 37% seguidos pelo tráfico de entorpecentes 25%. Foram apreendidos 418 objetos perfuro cortantes como facas, canivetes e tesouras e 484 unidades de drogas entre maconha, cocaína e crack. Também foram apreendidos quatro imitações (simulacro) de arma de fogo e dois revólveres, além da recuperação de três veículos roubados.

De acordo com o supervisor dos mercados, GM Acrenaldo esses números refletem as mudanças implementadas pela direção da GMA. “Houve um incremento no quantitativo de guardas dispostos nos três mercados, além disso passamos a atuar 24 horas por dia durante toda a semana. Implementamos o sistema de rondas sistemáticas a pé e motorizada, coibindo assim furtos, roubos e tráfico de drogas. Hoje, além de cuidar dos mercados centrais, cuidamos também da segurança dos terminais de integração da rodoviária velha e do mercado.

Mais do que números, as ações desencadeadas pela Guarda Municipal tem garantido o sucesso e a tranquilidade de clientes e comerciantes como o senhor José Francisco que trabalha no mercado Albano Franco há mais de nove anos. “Antes quando não existia o posto da Guarda aqui a situação era difícil para nós. Eu mesmo já havia sido roubado. Depois que a Guarda passou a atuar nessa base localizada próximo ao portão de entrada as coisas mudaram, nunca mais teve roubo. Melhorou cem por cento se comparado a anos anteriores”, relata José.

As denúncias dos consumidores e comerciantes dos mercados aliada ao empenho dos profissionais da GMA são os maiores fatores do sucesso no combate ao crime de acordo com o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão. “É inegável que a atuação da GMA de forma potencializada nos mercados centrais tem dado resultados positivos no quesito segurança. Os dados estatísticos catalogados com as inúmeras prisões e apreensões demonstra que a atuação preventiva e proativa da GMA atende os anseios da comunidade que labuta e frequenta os mercados centrais. É importante frisar que todo esse resultado de efetividade e atuação deve ser creditada aos bravos guardiões que desempenham suas atividades com profissionalismo, técnica e destemor buscando alcançar o bem comum da coletividade”, afirma.

Um comentário: