Publicações recentes

Contributors

Escultura de "SIRI" vira ponto turístico em Nossa Senhora do Socorro

sábado, 27 de dezembro de 2014

População local e frequentadores do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, puderam notar desde a tarde da última terça-feira, 23, a chegada de um novo e ilustre morador. Trata-se de uma escultura de um siri gigante sofoneiro que foi colocado próximo ao shopping Prêmio na rótula principal do conjunto. O monumento é uma homenagem ao conjunto Siri, antigo nome do conjunto João Alves e a grande festa junina que é realizada no local: o Forró Siri.


 
Produzida pelo artesão sergipano, Ary Marques Tavares - que também fez o caranguejo gigante instalado na Orla da Atalaia - a escultura do siri sanfoneiro mede aproximadamente 7,5 metros de comprimento, 6 metros de largura e 1,5 metro de altura. E mesmo sem ainda estar com a instalação completamente finalizada, já foi possível perceber que o crustáceo gigante se tornou a mais nova atração turística do município.
As pessoas ao passarem pelo local não resistem a uma foto ao lado da escultura. “É uma origem histórica. Esse é um símbolo que tem tudo a ver com a cidade de Nossa Senhora do Socorro. 

História
Criado na década de 80, o conjunto Siri, hoje denominado de conjunto Joao Alves, foi criado  com o objetivo inicial  de garantir  a   moradia dos trabalhadores  do Distrito Industrial de Socorro – D.I.S,  que naquele momento se instalava no município.

O conjunto Siri, nomenclatura empregada pelos moradores da região, se deu devido a grande existência de crustáceos, principalmente o siri, no Rio do Sal ou no Rio do Siri, como assim era chamado naquela época, passando a ser a maior referência no Estado de Sergipe.

Fotos: Coisas de Socorro / com informações ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário