Cinco motivos para "não" ingressar no submundo do crime

COMPARTILHE:

Em um primeiro momento pode até ser cômico o que já é trágico, mas principalmente nossa juventude deve lembrar que mesmo não parecendo ...

Cinco motivos
Em um primeiro momento pode até ser cômico o que já é trágico, mas principalmente nossa juventude deve lembrar que mesmo não parecendo ser realidade o mundo do crime cobra um preço muito caro e a atividade criminal apresenta componentes cuja a análise se baseia em custos que superam em muito os benefício. 

O indivíduo que se candidata ao submundo do crime precisa entender que cometer um delito e/ou ato de violência é algo feito geralmente de forma racional, ou seja, de forma deliberada. Assim, o crime seria fruto de um cálculo prévio, onde os "ganhos" da atividade devem ser comparados com seus custos.
Cabe lembrar também que o crime é hoje uma das principais preocupações de nossa sociedade. O significado de crime em termos jurídicos diz que é toda conduta típica antijurídica ou ilícita praticada por um ser humano. Em sentido mais popular, crime é um ato que viola uma norma moral.

VEJAMOS ENTÃO OS 5 MOTIVOS:
  1. Custo material - O ato ilícito envolve, o uso de materiais e equipamentos, tais como armas, máscaras ou disfarces, documentos falsos etc., que implicam custos. Se estes materiais forem apreendidos representarão prejuízos e futuras prestações de contas com lideres de bando e parceiros.
  2. Custo de oportunidade - Uma ação criminosa requer tempo, que poderia ser dedicado a outras atividades legais. Assim, há um custo de oportunidade vinculado ao ato ilícito, que corresponde à perda do rendimento potencial proporcionado pelas atividades lícitas. Em geral, considera-se tal custo como equivalente à soma dos salários que seriam obtidos se o criminoso estivesse trabalhando nos períodos em que se dedicou planejando o ato ilícito.
  3. Custo psicológico - Existem também os custos psicológicos associados à atividade criminal, como medo, ansiedade, sentimento de culpa, além do próprio desprazer provocado pela execução de um determinado ato (matar alguém, p. ex.).
  4. Custo de punição - Trata-se do custo esperado, já que a punição passa a ser um evento incerto. Há uma considerável probabilidade de que o criminoso seja efetivamente punido, isto é, capturado, julgado (se for o caso), sentenciado e até morto. As grades que separam o criminoso de familiares (ex. filhos) é outro fator importante a ser citado além das prisões lotadas e desumanas.
  5. Custos de rivalidade - Diferente dos meios lícitos de ganhos financeiros, o mundo do crime não aceita a livre concorrências (Ex. tráfico de drogas), assaltos e outras ações criminosas em áreas dominadas por rivais representam quase sempre guerras que acabam em execuções ou tentativas de homicídios.
Como vimos os custos da atividade criminosa estão longe do gramour que alguns desavisados acham que irão ostentar ao se associar a atividades ilícitas.

Diversos fatores podem levar as pessoas a praticar crime, seja ele simples, ou mais violento, para que essa prática seja pautada pela nossa sociedade como algo inaceitável as medidas sócias educativa e a política de prevenção devem funcionar em conjunto com o pensamento de que os custos não são meramente a perda de liberdade, a atividade vai além, e esta associada a custos que podem geram danos para todas as partes envolvidas. 

Da redação Coisas de Socorro com informações: scielo



COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Cinco motivos para "não" ingressar no submundo do crime
Cinco motivos para "não" ingressar no submundo do crime
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWpg5NWRt79wH7H5-mR6DLp7QxE8THhPpyw2IJeVtuwHClqVOUtZ_kKrNlAPnbqgitSb3mH0A1D9B8Yu4dMyZbzk9voGp8dafSeE1fWfmm1ILnjseE5tQIouGCD-L-tHgXQyL2u-KnmvNA/s640/5+motivos0.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWpg5NWRt79wH7H5-mR6DLp7QxE8THhPpyw2IJeVtuwHClqVOUtZ_kKrNlAPnbqgitSb3mH0A1D9B8Yu4dMyZbzk9voGp8dafSeE1fWfmm1ILnjseE5tQIouGCD-L-tHgXQyL2u-KnmvNA/s72-c/5+motivos0.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/06/cinco-motivos-para-nao-ingressar-no.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/06/cinco-motivos-para-nao-ingressar-no.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content