Publicações recentes

Contributors

Encontro de gerações: Atividades socioeducativas promovem integração entre crianças e idosos

terça-feira, 22 de setembro de 2015
Integrantes dos programas Vida PlenaJovem: Futuro no Presente! e Criança: Futuro no Presente!, desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade, no bairro industrial, participam durante todo o mês de setembro de atividades lúdicas voltadas para o fortalecimento de vínculos intergeracionais entre crianças, jovens e idosos.  
Gincanas, brincadeiras, dramatização e atividades de expressão corporal, são algumas das ações desenvolvidas para fortalecer as relações entre o grupo. “Eles podem expor a criatividade de forma dinâmica, trazendo contribuições e tornando as diferenças elementos importantes e enriquecedores das relações. Trabalhamos como base o respeito mútuo e isso facilita a troca de experiênciapontuo Fabio Rocha, psicólogo da LBV.


O jovem William Brayan, de 15 anos, relatou que no início do projeto chegou a resistir, porém as atividades em grupo logo mudaram suas impressões. “Está sendo muito bom, experiência maravilhosa. No momento das oficinas é tão divertido que não diferenciamos quem são os idosos e os adolescentes. Quando um grupo vence todos aplaudem como se fosse um único grupo”, destacou. Dentre as lições aprendidas, William ressaltou ainda uma das principais: “Como é importante dar atenção ao outro, independente da idade”.  
Para a assistente social da Instituição, Monike Andrade, a gincana vem promovendo de fato a intergeracionalidade no grupo. “No primeiro momento, a exposição da proposta, percebemos a resistência mas no decorrer das atividades a interação aconteceu e o contato foi recíproco, permitindo assim o fortalecimento dos vínculos”, pontuou.  
Esse momento é de diversão. Aprendo brincando, me divirto com os adolescentes, eles são enérgicos e nós podemos compartilhar experiências. Eu admiro o respeito que todos aqui têm com a pessoa idosa. Tenho aprendido muito na LBV, pois trabalhei a vida inteira e não tive oportunidade de estudar”, relatou Maria Soledade, 75 anos, uma das integrantes do Vida Plena

Valores como a paz, o amor e o respeito permeiam todas as ações desenvolvidas pela Legião da Boa Vontade. Na capital sergipana, centenas de famílias participam diariamente de oficinas de musicalização, teatro, dança, artesanato, esporte, dentre outras. Visite o Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, localizado na Rua Reis Lima 181 — Bairro Industrial. Para outras informações, ligue: (79) 3212-7200 / 3241-4614. Ou acesse www.lbv.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário