Publicações recentes

Contributors

CINQUENTINHA: prazo para tirar habilitação vai até Maio e multa começa dia 1º Abril

sexta-feira, 4 de março de 2016

Os donos de cinquentinhas "ciclomotores" devem ficar atentos, pois o registro e licenciamento de seus veículos sem cobrança de multa por atraso terminou no último dia 29/02. Os proprietários devem ficar atentos pois a partir do dia 1º de abril haverá fiscalização por parte da autoridade de trânsito, através de seus agentes. O emplacamento continuará sendo realizado, mas será cobrada multa administrativa. Até o momento, já foram registrados 4.457 ciclomotores em Sergipe. 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para o próximo dia 31 de maio o prazo para os donos de "cinquentinhas" obter a habilitação. A decisão foi publicada na quinta-feira (03/03), 4 dias depois de o prazo anterior vencer, no Diário Oficial da União.

Assim, a multa para infratores começará a ser aplicada a partir de junho. Conduzir um veículo sem habilitação é considerado infração gravíssima, com o valor de R$ 191,54 multiplicado por 3, totalizando R$ 574,62. Além disso, a punição inclui 7 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.

Para circular, os condutores de cinquentinhas devem, obrigatoriamente, portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV – e a Autorização para Conduzir Ciclomotor – tipo de habilitação de categoria "ACC" – ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH – categoria A.

Cabe lembrar que é importante a utilização de equipamentos de segurança obrigatórios, como capacete e espelhos retrovisores de ambos os lados.

Para obter o CRLV, é necessário que o proprietário se dirija a uma unidade do Detran portando laudo de vistoria, cópias e originais da identidade e CPF do proprietário e declaração de procedência do veículo, que está disponível no site do Detran/SE.

É muito importante que a população perceba que o registro tem como objetivo principal a segurança da sociedade e dos próprios condutores”. Os órgãos de trânsito tem registrado um aumento assustador no numero de acidentes envolvendo este tipo de veículo. 
Muitos condutores acabam morrendo por não possuir o minimo de conhecimento de transito ou por conduzir o veículo em péssimas condições de conservação e segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário