A largada para corrida eleitoral

COMPARTILHE:

O que é uma corrida eleitoral? Uma ação sistêmica, discreta, operacional e sensível às necessidades da população, no sentido de consoli...


O que é uma corrida eleitoral? Uma ação sistêmica, discreta, operacional e sensível às necessidades da população, no sentido de consolidar o nome ou o projeto do gestor público ou candidato a determinado cargo político. A expressão corrida existe pelo fato de não ser uma caminhada serena e despreocupada e sim, uma competição, que visa em primeiro lugar em número de votos. 

Os candidatos não podem esquecer que os cenários nacionais e estaduais tem impacto direto na gestão pública municipal (prefeitos e vereadores), mas será no poder executivo que tudo isso ficará mais evidente. Então, quais são os temas que estão presentes em seus discursos? O candidato ao pleito ou o gestor, não irá se lançar sozinho nesta jornada, há grandes concorrentes com diversas características e estratégias de mobilidade rumo à vitória eleitoral. Quais são os seus objetivos, estratégias e táticas para consolidar-se nesta competição amistosa? 

Por que aparecer? Todo Gestor ou candidato ao mandato público deverá aparecer para que a população saiba da sua existência, isso, difere de fazer propaganda. Sendo assim, vale refletir: “só é lembrado quem se faz visto “ ou ainda, outra expressão bem brasileira que diz: “O que não é visto, não é desejado”. Onde você está neste momento? Se conformando com os relatórios e falácias de alguns assessores? Seja um bom estrategista, não só saiba ouvir, mas também, saiba delegar e desligar pessoas que não agregam, apenas camuflam. 

Nos dias atuais não se aplicam os seguintes discursos: “Time que está ganhando, não se mexe”. Cuidado com tais afirmações, pois se mexe e muito. Outro aspecto negativo muito conhecido é o velho ditado que muitos se sustentam: “Estão falando mal de mim? Nem ligo, o importante é que fale”. A maioria da população tem clamado até pelas vias públicas das grandes cidades por mais Ética na vida política em todos os níveis e classes. E este movimento já está mais veloz que a sua própria vontade de chegar onde você deseja. 

Muito bem, você deve aparecer sim, a questão é como será realizada ou materializada esta estratégia para gerar visibilidade do seu nome e/ou suas realizações, caso haja alguma. A maioria dos eleitores não vota mais por conta de um discurso ajustadinho aos ouvidos, eles querem resultados visíveis e tangíveis. E aí, quais são os seus até agora? 

Quando aparecer? Estar presente na cena da gestão pública em apoio aos servidores, às necessidades da população e outros faz parte de todo gestor público ou candidato ao pleito quer seja ele postulante ao cargo de Presidente, Governador ou Prefeito. Dessa forma, afirma, que a todo instante ele pode aparecer. O que ele não pode vir a fazer é a propaganda eleitoral. 

Com base na Lei das Eleições Brasileira (Lei Nº 9.504, 30 de setembro de 1997), o Artigo 36 garante: “A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. Dessa forma, quanto ao aspecto legal há uma data, logo, não há espaço para improvisos ou atos desatentos.

O Tribunal Superior Eleitoral traz nos termos da Lei, de 11.6.2014, no AgR-Rp – Agravo Regimental em Representação, nº 14392, afirma o seguinte: “Caracteriza propaganda eleitoral antecipada a veiculação de propaganda institucional com propósito de identificar programas da instituição com programas do governo”.


É crime aparecer? Aparecer, não. Realizar propaganda eleitoral fora do período estabelecido para tal, sim. Todo gestor público pode e deve aparecer na hora que bem entender, o que não se pode é desaparecer de fato. A sua ausência plena da sua imagem entre os cidadãos é uma verdadeira atitude descortês, desleal e negligenciada. 

Muitos ainda acrescentarão como normalmente falam: Só apareceu por aqui na época da campanha, passou disso, sumiu. Ou ainda aquela péssima imagem do gestor que só comparece aos festejos do time de determinado bairro ou no churrasco do barzinho de fulaninho. Para fazer outras tantas construções de imagem negativa é muito fácil. 

Finalmente, qual foi a imagem que você construiu até agora dentro do seu mandato ou quem sabe, na sua vida em comunidade? Diversos gestores e candidatos ainda se apresentam com as ferramentas dessa velha política defasada e ineficaz. O eleitor quer muito mais que tapinha nas costas, quer iluminação pública para reduzir os índices de violência; Quer mais, saúde traduzida em postos devidamente equipados com profissionais entre outros que se conhecem bem, e não se faz por falta de capacidade gerencial ou vontade política. Só você sabe onde pretende chegar!


*Autor: Uemerson Florêncio – Diretor da Khalifa Business, empresa que atuo com reposicionamento de pessoas, negócios e Desenvolvimento de Cidades. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Cidades (NPDC). Área de concentração acadêmica Relações Públicas com marketing pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL e pesquisador em Relações Públicas pela Universidade Salvador – UNIFACS. Faz estudos de Cultura Árabe – a partir de Dubai e Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos país localizado no mar do Golfo, no Oriente Médio. Escreve para diversas editorais no Brasil nas áreas de: Relações Públicas, comunicação, gestão de carreiras, empreendedorismo e gestão em marketing político. É também correspondente internacional para: Portugal, Angola, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. Na rede: www.facebook.com/khalifa.florencio

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: A largada para corrida eleitoral
A largada para corrida eleitoral
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1k5-KgQFxd_42Z5I5IGykytRTe3Za1BMfXc6iz3Rl7o7k6WCc_tOkdb4MAEORGksNrXoBmiYTnnwEpROgzwqSokVzfDOKS_9NlHZDX3j5VZ6BSzq4XJuty-WitcvjxEAvaPxOfKZDuAg1/s640/c87e2026bd4bb04a67ed569c0ccb.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1k5-KgQFxd_42Z5I5IGykytRTe3Za1BMfXc6iz3Rl7o7k6WCc_tOkdb4MAEORGksNrXoBmiYTnnwEpROgzwqSokVzfDOKS_9NlHZDX3j5VZ6BSzq4XJuty-WitcvjxEAvaPxOfKZDuAg1/s72-c/c87e2026bd4bb04a67ed569c0ccb.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2016/06/a-largada-para-corrida-eleitoral.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2016/06/a-largada-para-corrida-eleitoral.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content