Publicações recentes

Contributors

Ariano Suassuna e literatura de cordel são tema de projeto para Crianças

sexta-feira, 9 de setembro de 2016
A Legião da Boa Vontade (LBV), por meio da oficina de Arte e Cultura, está trabalhado com todos os meninos e meninas atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! O projeto “Ariano Suassuna e Literatura de Cordel”’. A proposta é mostrar as obras de Ariano Suassuna e, dessa forma, promover oficinas de cordel com meninos e meninas de 06 a 15 anos, como explica a educadora social da LBV, Vanessa Souza. “É importante incentivar a leitura e a escrita a partir de diversos gêneros textuais. Fazendo com que as crianças tenham contato com a literatura de cordel observando sua estrutura e organização textual, bem como as informações que o texto contém”, afirmou.

O projeto acontece durante todo o mês de agosto e proporcionará aos pequenos o contato com a cultura popular através da literatura para construção de valores e identidade. “Queremos estimular neles um olhar crítico e, simultaneamente, poético sobre a realidade, levando-os a perceber a beleza presente em um cordel e também a entonação e estrutura dos versos que precisam desenvolver”, disse a educadora.
Ao final das atividades será realizada uma exposição com todos os trabalhos produzidos pelas crianças com a presença da comunidade e dos seus familiares, com objetivo de promover uma aproximação dos atendidos e a comunidade com a cultura popular nordestina, possibilitando o conhecimento da linguagem cordelista e a valorização das nossas raízes.
O programa Criança: Futuro no Presente! É uma das ações empregadas no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Aracaju e oferece às crianças e aos adolescentes um ambiente saudável e seguro, promovendo a participação, o diálogo, a autonomia e a busca por conhecimento. As atividades contemplam oficinas lúdicas, recreativas, esportivas e culturais que ajudam a fortalecer a convivência familiar e comunitária, visando à garantia de direitos sociais. Por meio da linguagem artística, corporal, verbal e escrita, a garotada desperta sua criatividade, além dos sensos de observação e de percepção e a capacidade de se expressar.

Visite e colabore com a LBV. O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, em Aracaju, está localizado na Rua Reis Lima, 181, bairro Industrial. Telefone: (79) 3241-4614. Outras informações também pelo site www.lbv.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário