Publicações recentes

Contributors

Aracaju é escolhida pelo Ministério da Justiça para receber investimentos em segurança pública

sábado, 26 de novembro de 2016

A Secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Gerolize Teles, o Diretor Geral da Guarda Municipal de Aracaju e o guarda municipal Fábio André participaram no último dia 24 de reunião em Brasília atendendo ao convite do Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes e do secretário nacional de segurança pública, Celso Perioli. A reunião aconteceu no gabinete do ministro sendo conduzida pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, José Levi do Amaral com a presença do secretário nacional de segurança pública e do secretário nacional de políticas sobre drogas.

Durante o encontro foram debatidos o novo plano de segurança do Governo Federal baseado nos eixos: redução de homicídios, enfrentamento à violência doméstica e combate às drogas. Levando-se em consideração os resultados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, as cidades de Aracaju, Natal e Porto Alegre serão contempladas com investimentos do Ministério da Justiça para a realização de projetos que terão participação ativa das Guardas Municipais no reforço do patrulhamento preventivo comunitário, no programa Ronda Escolar e na instalação/criação da Patrulha Maria da Penha.

Na ocasião, a Guarda Municipal de Aracaju apresentou como propostas a continuidade de execução dos programas Meu Bairro Mais Seguro, Anjos Azuis e Turista Mais Seguro, sendo muito bem recebidos pelos representantes federais.

A secretária Georlize mostrou a importância da inclusão do Programa Redes como proposta transversal na questão do enfrentamento da violência doméstica, apontando a Guarda Municipal de Aracaju como a única do país que já está alinhada e envolvida com essa política pública preventiva. Georlize fez questão de pontuar também a importância das Guardas Municipais do Brasil, no atual cenário da segurança pública, evidenciando ao Ministério da Justiça e à sociedade brasileira o emprego necessário dessa categoria profissional que se identifica com a essência da política cidadã de proximidade, prevenção e preservação da vida. Já o Diretor Geral da GMA fez questão de enfatizar a importância da ferramenta tecnológica do vídeo monitoramento como instrumento de prevenção da violência urbana e também como subsídio para possível indicação de autoria dos crimes investigados pela Polícia Judiciária, além de ressaltar a importância da integração do serviço de Inteligência Policial. 

Também presente no encontro, o coordenador do Centro de Treinamento da GMA, Fábio André, enfatizou a utilização dos projetos sociais e esportivos realizados pela corporação como ferramenta na política de prevenção primária. Estiveram presentes também o Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco da Silva, o comandante da Guarda Municipal de Natal, Michel Dantas, além de representantes das Guardas Municipais de Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e São Paulo.

Via ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário