Publicações recentes

Contributors

Porque semáforo com radar deve ter temporizador?

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016


Os radares de semáforo mais conhecidos como “pardais”, certamente contribuem para a redução dos acidentes graves nas grandes cidades. A questão crucial na utilização destes equipamentos está exatamente no fato de que se mal instalados eles correm o risco de servir apenas como meio de arrecadação de multas além de correr o risco de ser até causadores de acidentes.

Muitos motoristas questionam a boa fé dos radares, e, por exemplo, argumentam que o uso de temporizadores seria um fato que aumentaria a segurança de condutores e pedestres ao reduzir as colisões provocadas por paradas bruscas de motoristas, quando da mudança do sinal verde para o amarelo.

Além de evitar acidentes, temporizadores em semáforos com radares, daria maior segurança aos motoristas pois estes teriam maior controle do tempo e saberiam o tempo certo de reduzir a velocidade e parar o veículo, evitando assim o avanço semafórico.


PROJETO DE LEI


Após aprovado na câmara dos deputados, o projeto (PLC107/2014), originalmente de autoria do deputado Antônio Bulhões (PRB-SP), seguiu para o senado onde pretende-se alterar a Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para determinar que os semáforos com aparelho detector de avanço de sinal vermelho sejam equipados com temporizador que informe aos condutores o tempo restante para a mudança de sinal, bem como para estabelecer que o auto de infração será julgado insubsistente se a infração de avanço de sinal houver ocorrido em semáforo sem o referido equipamento temporizador.

Emenda da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) acolhida pela CCJ fixou em 200 mil habitantes o porte inicial das cidades que devem cumprir a exigência. A emenda restringiu a exigência também às vias urbanas de trânsito rápido. Com isso, ficam excluídas vias coletoras e locais onde as velocidades máximas permitidas são de até 40 quilômetros por hora. O projeto aguarda votação para retornar a câmara dos deputados.

ASSISTA A EXPLICAÇÃO ABAIXO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário