Publicações recentes

Contributors

Inscrições abertas para o Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017

terça-feira, 11 de julho de 2017

Após o sucesso das sete primeiras edições, o Eisenbahn Mestre Cervejeiro vai para a TV como um reality show idealizado pela Leo Burnett, criado e produzido pela Endemol Shine Brasil, que irá ao ar ainda em 2017. As inscrições pelo site vão até o dia 17 de julho ou até atingir mil inscritos. Mas atenção! O prazo de entrega das amostras é dia 31 de julho.

A atração desafiará os participantes a produzirem uma receita autoral de American Pale Ale, popularmente conhecida como APA. Você conhece o estilo escolhido para a 1ª edição? Muitas pessoas acabam confundindo estilos de nomenclaturas parecidas, como a American Pale Ale (APA) e a Índia Pale Ale (IPA). Mas é fácil descobrir e apreciar as duas sem se confundir, basta saber quais as características da APA e da IPA e treinar. O Beer Judge Certification Program –BJCP (Programa de Certificação de Juízes de Cervejas) identifica da seguinte forma estes estilos:

A American Pale Ale (APA) foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1980, inspirada na Pale Ale Inglesa. É uma Ale clara, com teor alcoólico entre 4,5 a 6,2% v/v, com amargor de 30 a 50 IBU, que mantém-se refrescante e lupulada, porém com suporte de malte na quantidade certa para fazer uma cerveja equilibrada e com drinkability, ou seja, agradável de beber. Para os cervejeiros de plantão, uma curiosidade: mesmo utilizando levedura e malte americanos, é o lúpulo americano que diferencia uma APA de uma Pale Ale britânica.
Considerando o tempo de produção e maturação, a American Pale Ale leva em torno de 20 dias para ficar pronta.

O sabor da APA é mais cítrico, com teor de lúpulo de moderado a alto. Quem toma a cerveja sente que o sabor e o amargor desse ingrediente permanecem até o final, mas o retrogosto geralmente deve ser limpo e sem aspereza. Dry hopping, se realizado, pode adicionar notas gramíneas, embora este caráter não deva ser excessivo.

O estilo está próximo de uma Índia Pale Ale (IPA), entretanto, as IPAs são mais fortes e possuem amargor mais elevado. Além disso, também se aproxima de uma American Amber Ale, mas estas são mais escuras e maltadas, devido ao uso de maltes mais caramelizados. A APA é muito procurada por cervejeiros iniciantes. Portanto, deve-se tomar muito cuidado ao diferenciar estes estilos. É comum o cervejeiro querer carregar nos maltes especiais, fabricando assim uma Amber. Ou carregar no amargor e derivar para uma IPA.

A APA combina com várias comidas fáceis de fazer e que agrada o paladar do brasileiro como hambúrguer de carne, comida mexicana ou tailandesa, frango assado e queijos cheddar ou parmesão.

Fonte: BJCP 2015 - O Beer Judge Certification Program
Tradução: Fernanda Lazzari, Instituto da Cerveja
Revisão: Fernanda Lazzari e Kathia Zanatta, Instituto da Cerveja
Para se inscrever, consulte as condições no regulamento do programa no site www.mestrecervejeiro2017.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário