Publicações recentes

Contributors

Conselho comunitário de segurança é formado no Conjunto Fernando Collor em Socorro

domingo, 6 de agosto de 2017


Nasce uma esperança, uma iniciativa popular que é um exercício de cidadania em busca da mobilização comunitária e melhorias para todos. Na noite do último sábado, 05/08 aconteceu na Escola Municipal Diva Maria Correia no conjunto Fernando Collor em Nossa Senhora do Socorro, a Assembleia Geral para a Criação, Eleição e Posse do Conselho Comunitário de Segurança do bairro (CONSEG). A iniciativa surgiu após diversas reclamações e relatos da comunidade sobre a insegurança que o bairro vem sendo vítima, homicídios, tiroteios, balas perdidas e assaltos constantes, são alguns dos dilemas vividos pelos moradores. 

O presidente da Federação dos Conselhos de Segurança Pública de Sergipe - (Feconseg) Ailton Figueiroa iniciou a reunião, explicando para todos os presentes sobre a finalidade do conselho de segurança.

No final da reunião, a comunidade se organizou e formou uma chapa que teve duas mulheres escolhidas como Presidente e vice. CLARA LEITE e ALBA JÉSSICA respectivamente estarão organizando o conselho até a próxima eleição direta. 

O que é um CONSEG?

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quais os objetivos dos CONSEGs?

• Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
• A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
• Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
• Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário