Publicações recentes

Contributors

Homens são apedrejados até a morte em São Cristóvão

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A dupla foi agredida por populares e apedrejados até a morte, a ocorrência foi registrada no município de São Cristóvão (SE).
Os dois homens morreram na tarde do sábado (26/08), em uma comunidade conhecida como invasão do Maria do Carmo.
Segundo informações, eles tentaram efetuar um assalto quando foram capturados por populares que realizaram o linchamento. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher os corpos.

A cena de mais um linchamento ligou de novo os holofotes e ativou a consciências para clarear o fato de que não há políticas publicas de verdade no Brasil. 
O primeiro episódio do qual se tem registro de linchamento público no Brasil aconteceu em 1585, em Salvador, quando um índio cristianizado que se achava Papa foi linchado até a morte por algo que, provavelmente, ofendeu os fiéis. 
Uma pesquisa do sociólogo José de Souza Martins, baseada em 2.028 casos de linchamento, materializou-se no livro Linchamentos - A justiça popular no Brasil (Contexto, 2015). De Souza fala sobre o sentimento de que a melhor justiça é feita com as próprias mãos e que torna o Brasil campeão da crueldade. 
"Nos últimos 60 anos, um milhão de brasileiros participaram de linchamentos", afirma no livro. 
As notícias sobre linchamentos crescem em todos os Estados brasileiros, mas não constam nas estatísticas. Segundo o Código Penal, o linchamento não é reconhecido como crime e por isso é difícil de calcular quantos atos ocorrem no país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário