Publicações recentes

Contributors

'CCleaner' contaminada por vírus, pode ter infectado 2 milhões de PCs

segunda-feira, 18 de setembro de 2017


A Piriform, desenvolvedora do programa de computador CCleaner, publicou nesta segunda-feira (18) um alerta informando que os downloads oficiais do CCleaner, nas versões v5.33.6162 e Cloud v1.07.3191 foram alterados por um invasor. A empresa não informou quanto tempo o arquivo alterado ficou no ar, mas a versão identificada foi disponibilizada no dia 15 de agosto. O problema foi identificado na terça-feira passada (12).

O CCleaner é um software bastante popular que realiza pequenas rotinas de manutenção no computador para eliminar arquivos temporários e não mais necessários. Também pode ser uma ferramenta útil para a proteção da privacidade, já que elimina históricos de navegação e outras informações do gênero. O software aparece entre os mais baixados em sites de download no Brasil e no mundo.


o código malicioso adicionado ao CCleaner envia algumas informações técnicas do computador para um servidor na internet. A partir desses dados, o servidor remoto pode enviar um comando para que o CCleaner infectado baixe algum outro software qualquer, que poderia realizar outras atividades maliciosas. Não se sabe o que esse programa poderia fazer.

Recomendações

A Piriform recomendou que usuários atualizem o CCleaner para a versão 5.34 ou superior, que não contém o código malicioso. Quem utiliza a versão grátis do CCleaner precisa realizar esse procedimento manualmente, pois só a versão paga possui atualizações automáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário