A maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil soldados em 6 de junho de 1944 . Com o apoio de 195.70...
A maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil soldados em 6 de junho de 1944. Com o apoio de 195.700 pessoas das marinhas de guerra e mercantes aliadas em mais de 5.000 navios que foram envolvidos na operação.
Soldados e material foram transportados a partir do Reino Unido por aviões carregados de tropas e navios, desembarques de assalto, suporte aéreo, interdição naval do Canal Inglês e fogo naval e de apoio. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km na costa da Normandia dividida em cinco setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.
Para conseguir tirar a Europa do domínio de Hitler, os Aliados tiveram 37.000 mortos e 172.000 feridos ou desaparecidos. A Alemanha sofreu com baixas de 200.000 mortos e feridos e 200.000 capturados.
BRASILEIRO NO DIA “D”
Pierre Closterman foi o único brasileiro conhecido que participou do Dia D.
Filho de diplomata francês em serviço no Brasil, um ano após seu nascimento, seus pais retornaram a França, mas durante sua juventude passava suas férias no Brasil. Em 1937 volta mais uma vez ao país para estudar no Liceu Franco Brasileiro, no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, passa a escrever colunas para o jornal Correio da Manhã e obtem seu brevet de piloto no Aeroclube Brasileiro. Com fim da Batalha de França, vencida pela Alemanha, recebeu um telegrama de seu pai com a mensagem:
"Junte-se ao general de Gaulle ou não será mais meu filho."
Em 1940 segue para a Inglaterra para juntar-se a força aérea da França Livre como parte da RAF, entrando combate em 1942. Em 11 de Junho de 1944, ele e seu companheiro Jacques Remlinger, foram os primeiros pilotos da França Livre a pousarem em solo francês libertado.
Tinha um distante primo alemão piloto da Luftwaffe, chamado Bruno Klostermann, que faleceu em 14 de Janeiro de 1945 durante um combate aéreo, pilotando um Messerschmitt Bf 109.
Voando com Hawker Tempest e Spitfire, Pierre Clostermann torna-se ás da aviação com 33 vitórias aéreas até o fim da guerra, sendo considerado como o "Primeiro Ás da França".
Político, escritor e executivo
Em 1946 elege-se pela primeira vez deputado francês, sendo reeleito seguidamente. Dois anos depois inicia a atividade de escritor, lançando Le Grand Cirque (O Grande Circo), sucesso de vendas na época e traduzido para várias línguas. Já formado engenheiro aeronáutico e num período de pausa na política, ocupou cargos executivos nas empresas de aviação Max Holste e Cessna Aircraft Company.
Homenagens
Dentre as diversas homenagens que recebeu como a Grã Cruz da Legião de Honra, a Silver Star, a Distinguished Service Cross (Estados Unidos da América), recebeu também em 2004 a Medalha do Mérito Santos-Dumont brasileira, ato registrado no documentário Um Brasileiro no Dia D. Closterman é considerado o único brasileiro conhecido a participar do Dia D.
VÍDEOS
Fonte: wikipedia / forte.jor.br
COMENTÁRIOS