Sancionada lei que regulamenta a utilização de ciclomotores

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou na tarde desta quarta-feira, 6, em seu gabinete, a Lei de nº 4.196 que regulamenta a ut...

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou na tarde desta quarta-feira, 6, em seu gabinete, a Lei de nº 4.196 que regulamenta a utilização de veículos ciclomotores no município de Aracaju. Aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, a Lei proíbe a modificação da estrutura original de fábrica para aumentar a potência dos motores nas motonetas ou ciclomotores e passa a exigir licenciamento anual desse tipo de veículo.
O chefe do executivo municipal esclareceu que e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), montou um grupo de trabalho que está realizando estudos sobre o assunto para que se encontre a melhor forma de regulamentação desses veículos.
"Vamos agora nos concentrar em pensar como será realizada a regulamentação, tanto do ponto de vista de como será o licenciamento, como do ponto de vista das taxas que serão cobradas. A minha ideia é de que sejam taxas baixas, proporcionais ao valor do veículo. Estamos estudando também a questão da habilitação, que é um outro aspecto que precisa ser regulamentado", enfatizou Edvaldo.

Acidentes
Para o prefeito, os ciclomotores se transformaram em um problema de saúde pública. "Aumentou o número de acidentes de trânsito em Aracaju e a grande maioria das vítimas são os jovens. É ainda um problema de segurança porque as oficinas estão envenenando essas motonetas e elas ultrapassam seu limite de velocidade. Quando há um acidente, você não tem como saber quem é o responsável porque não há legalização. Outro problema é que quando alguém rouba uma motoneta, a polícia não tem como ir atrás porque o veículo não é licenciado", disse.
O secretário municipal de Governo, Lucas Fialho, explica que a regulamentação dos ciclomotores é responsabilidade de ordem municipal, delegada pelo Código de Transito Brasileiro. "Aracaju é uma das primeiras capitais a regulamentar os ciclomotores, só que a expertise para colocar isso em prática não é tão simples e por isso mesmo que a lei dá um prazo de 120 dias para que a gente faça um estudo mais pormenorizado e para que possamos pensar na possibilidade de fazer um convênio com o Detran para que possamos cuidar desse problema da maneira mais rápida possível", destacou.

Ciclomotores
São considerados ciclomotores sujeitos ao registro e ao licenciamento anual os veículos de duas ou três rodas provido de um motor de combustão interna cuja a cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 quilômetros por hora. Eles passam a ser identificados por meio de placa traseira, lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trãnsito - Contran. 

Fonte: A.A.N

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content