Na próxima sexta-feira (24), o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) será agraciado com a MEDALHA DO PACIFICADOR. A condecoração a...
Na próxima sexta-feira (24), o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) será agraciado com a MEDALHA DO PACIFICADOR. A condecoração acontecerá durante solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, às 19h30, no Quartel do 28º BC em Aracaju.
“Sinto-me feliz e honrado por ter sido escolhido destinatário desta importante honraria. O Exército é um orgulho para todos os brasileiros”, disse Mendonça.
DESTAQUE:
A Medalha do Pacificador será concedida pelo Comandante do 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande - Coronel Sebastião de Oliveira, ao parlamentar sergipano, pelo relevantes serviços prestados ao Exército brasileiro.
HISTÓRICO
A Medalha do Pacificador foi mandada cunhar pela Portaria nº 345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.
O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares.
A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.
Foram adicionadas à condecoração as seguintes honrarias:
- em 1962, a Medalha do Pacificador com Palma, para premiar militares brasileiros que, em tempo de paz, se houvessem distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco da própria vida.
- em 2002, a Insígnia de Bandeira, para homenagear as organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credora de homenagem especial do Exército; e - em 2006, a Medalha do Pacificador com o laço de fita, destinada ao segmento feminino.
Por Vanessa Franco com adaptação Robson Bispo
COMENTÁRIOS