História da Segurança Privada

A necessidade de proteção existe desde que o homem  surgiu no planeta, machados de pedra, lanças, arcos e esconderijos em cavernas eram méto...

segurança privadaA necessidade de proteção existe desde que o homem  surgiu no planeta, machados de pedra, lanças, arcos e esconderijos em cavernas eram métodos utilizados por nossos ancestrais. Formando grupos  buscando  sempre pelos mais dotados fisicamente, para proteção de suas  famílias, sempre ameaçadas por grupos rivais que tentavam  saquear  seus bens, roubar  suas mulheres e filhos,  exterminar seu povo, conquistar seus territórios.

Com a evolução e  o  desenvolvimento os perigos foram aumentando e já no século XVI, na Inglaterra  surgiram os primeiros  vigilantes, pessoas escolhidas por serem hábeis na luta e no uso da espada.

No século XIX, em 1852, devido a deficiências naturais do poder público, os americanos Henry Wells e Willian Fargo,  criaram  a  primeira empresa de segurança privada no mundo a  “WELLFARGO”, essa empresa tinha como  objetivo,  escoltar diligências de cargas ao longo do  Rio Mississipi, já em 1855, o detetive policial de Chicago Allan Pinkerton, fundou a “PINKERTON’S, que fazia o serviço de proteção das estradas de ferro, na época as instituições bancárias já estavam em pleno desenvolvimento e Perry Brink, fundou em Washington no ano de 1859 a “BRINK’S”, que fazia a proteção de transporte de cargas  e em 1981 realizou  seu primeiro serviço de segurança em transporte de valores. 

A Atividade de segurança privada no Brasil teve início em 1967. A primeira legislação sobre o assunto surgiu em 1969, com a instituição do Decreto Lei 1.034/69, que autorizou o serviço privado em função do aumento de assaltos a bancos, obrigados à época a recorrer à segurança privada. Este primeiro decreto regulamentou uma atividade até então considerada paramilitar. 

As empresas que exerciam a atividade foram limitadas a um número de cinquenta no Estado de São Paulo e eram controladas pela Secretaria de Segurança Pública. Até 1983 os governos estaduais fiscalizavam estas empresas, a demanda por Segurança Privada aumentou ao longo dos anos  com o aumento da violência,  esta necessidade deixou de ser exclusiva das instituições financeiras para ser fundamental também a órgãos públicos e empresas particulares. 

A grande demanda  dos serviços de segurança foi no final dos anos 70. A crescente procura exigia uma normatização do setor, pois o decreto lei de 1969 já não comportava todos os aspectos da atividade e dos profissionais desta área. Realizando grande esforço junto ao governo federal para regulamentar a atividade através de legislação específica, em 1983 surgi à  lei 7.102 de 20 de junho de 1983 e a fiscalização deixou de ser estadual (SSP) e passou a ser federal (MJ).


Cristiano DamasioPor Cristiano Damasio

Gestor de Segurança Empresarial e Patrimonial                                      
Consultor em Operações e Treinamento na Defesa Estratégica

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content