Alunos se recusam a assistir aula em escola de Socorro

Alunos da Escola Estadual João Batista Nascimento fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (24) em frente à unidade educacional ...

Alunos se recusaram a assistir às aulas nesta quarta-feira (24) (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Alunos da Escola Estadual João Batista Nascimento fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (24) em frente à unidade educacional localizada no Conjunto Marcos Freire II em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Eles reclamaram da falta de água para beber e para a limpeza, da ausência de professores, da infraestrutura e da insegurança.
“Decidimos organizar essa manifestação porque não tem condições de continuar como está. Não temos água nem para beber, quem dá água para gente é a moça da xerox em frente a escola”, conta a estudante Yasmin Meshke.
Cerca de 560 estudantes frequentam a escola no turno da manhã. Eles fizeram um abaixo-assinado solicitando as melhorias e entregaram à direção da escola, mas segundo eles, não tiveram previsão para a resolução desses problemas.
“Até os professores apoiam a nossa reivindicação. A quadra de esportes está interditada, a escola não tem água nem higiene. Além disso, ficam uns rapazes na porta da escola usando drogas e o cheiro entra na sala”, afirma a aluna Thauanny Beatriz Ferreira.

Providências
A coordenadora do colégio, Fátima Barros, confirma que a falta de água é uma reclamação antiga, mas que está sendo solucionada. “A diretora já comprou duas bombas d’água, mas elas não resolveram o problema porque falta pressão para a água subir para a caixa. Por causa disso, alguns canos estão sendo substituídos”. Apesar disso, nenhuma medida paliativa como compra de galões de água ou filtros foi tomada durante esse período.
A equipe de reportagem do G1 SE visitou a escola, mas não foi autorizada a fazer imagens do local. Mesmo sem ter tido aula nesta manhã, os banheiros estavam sujos, bebedores sem torneiras e em uma das salas parte do teto de PVC estava derretido devido um curto-circuito que queimou um ventilador.
Essa é a única fonte de água da escola (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Quanto à falta de professores desde o início deste semestre, a coordenadora disse a diretoria já solicitou providências à Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Os professores contratados tiveram que sair para que os concursados pudessem assumir, mas esse processo é demorado. Há 15 dias a professora de português chegou, mas ainda falta o de matemática”.
A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos durante a mobilização. Na escola, a informação é que a Ronda Escolar não pode atender ao chamado e por isso a PM comum compareceu mesmo armada, o que não é indicado para tratamento com crianças e adolescentes.

Fonte: g1/SE

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content