O ano de 2013 será marcado por inúmeras conquistas no quesito geração de empregos no Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) pre...
O ano de 2013 será marcado por inúmeras conquistas no quesito geração de empregos no Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) preparou um planejamento com objetivos específicos e foco na qualificação do trabalhador sergipano. De acordo o secretário, Lauro Sexias, a meta para o ano que se inicia é qualificar até 20.000 trabalhadores sergipanos. “Com o intuito de evitar a importação de mão de obra, a Setrab vem trabalhando arduamente em busca da qualificação do trabalhador local. Uma das provas disso é a execução de diversos projetos, a exemplo do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), Planteq (Plano Territorial de Qualificação), Mão Amiga, desenvolvido em parceria com Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), entre outros”, ressaltou Lauro.
Também está incluso no planejamento de ações para 2013, o aumento do número de unidades do NAT (Núcleo de apoio ao Trabalhador), local onde são oferecidos aos sergipanos serviços como emissão de carteira profissional, cadastramento de beneficiários do seguro desemprego e cadastramento no sistema Mais Emprego. Atualmente Sergipe possui 11 unidades espalhadas pelo Estado, três situadas na capital e oito no interior. De acordo com Lauro, o objetivo é dobrar o número de unidades, buscando assim atender um número ainda maior de trabalhadores.
Outro projeto desenvolvido pela Setrab e que também já possui ações planejadas para 2013 é a execução do seguro-desemprego referente ao defeso, modalidade destinada ao pescador que exerce a atividade de forma artesanal no período de proibição da pesca para determinadas espécies. “Em 2012, em pareceria com o Governo Federal, foi possível cadastrar 30.000 pescadores. Já em 2013, vamos além realizar importantes projetos para aumentar esse número, trazer também para Sergipe o Planseg (Planos Setoriais de Qualificação), programa que visa qualificar trabalhadores de determinados seguimentos”, detalhou o secretário.
Dados positivos
Quando o assunto é geração de empregos, o Estado tem muito o que comemorar. Nos primeiros meses do segundo semestre, até o momento, os números apresentados são mais do que positivos, com 4.769 admissões, fazendo do terceiro trimestre de 2012 o melhor momento do emprego em Sergipe. No acumulado do ano, já são 8.643 empregos gerados e uma variação de 3,14%. De acordo com dados CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho), entre 2003 e 2006 foram criadas em Sergipe 27.605 vagas de emprego. Já entre 2007 e 2010 o número de vagas aumentou para 54.809. O Secretário de Estado do Trabalho, Lauro Seixas, explica que este importante aumento na geração de empregos, número acima da média do país, é consequência da política de atração de novas indústrias e novos empreendimentos implementada pelo governador Marcelo Deda.
Por Iana Queiroz
COMENTÁRIOS