Meta: 20.000 trabalhadores serão qualificados em Sergipe

O ano de 2013 será marcado por inúmeras conquistas no quesito geração de empregos no Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) pre...

O ano de 2013 será marcado por inúmeras conquistas no quesito geração de empregos no Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) preparou um planejamento com objetivos específicos e foco na qualificação do trabalhador sergipano. De acordo o secretário, Lauro Sexias, a meta para o ano que se inicia é qualificar até 20.000 trabalhadores sergipanos. “Com o intuito de evitar a importação de mão de obra, a Setrab vem trabalhando arduamente em busca da qualificação do trabalhador local. Uma das provas disso é a execução de diversos projetos, a exemplo do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), Planteq (Plano Territorial de Qualificação), Mão Amiga, desenvolvido em parceria com Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), entre outros”, ressaltou Lauro.

Também está incluso no planejamento de ações para 2013, o aumento do número de unidades do NAT (Núcleo de apoio ao Trabalhador), local onde são oferecidos aos sergipanos serviços como emissão de carteira profissional, cadastramento de beneficiários do seguro desemprego e cadastramento no sistema Mais Emprego. Atualmente Sergipe possui 11 unidades espalhadas pelo Estado, três situadas na capital e oito no interior. De acordo com Lauro, o objetivo é dobrar o número de unidades, buscando assim atender um número ainda maior de trabalhadores.

Outro projeto desenvolvido pela Setrab e que também já possui ações planejadas para 2013 é a execução do seguro-desemprego referente ao defeso, modalidade destinada ao pescador que exerce a atividade de forma artesanal no período de proibição da pesca para determinadas espécies. “Em 2012, em pareceria com o Governo Federal, foi possível cadastrar 30.000 pescadores. Já em 2013, vamos além realizar importantes projetos para aumentar esse número, trazer também para Sergipe o Planseg (Planos Setoriais de Qualificação), programa que visa qualificar trabalhadores de determinados seguimentos”, detalhou o secretário.

Dados positivos

Quando o assunto é geração de empregos, o Estado tem muito o que comemorar. Nos primeiros meses do segundo semestre, até o momento, os números apresentados são mais do que positivos, com 4.769 admissões, fazendo do terceiro trimestre de 2012 o melhor momento do emprego em Sergipe. No acumulado do ano, já são 8.643 empregos gerados e uma variação de 3,14%. De acordo com dados CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho), entre 2003 e 2006 foram criadas em Sergipe 27.605 vagas de emprego. Já entre 2007 e 2010 o número de vagas aumentou para 54.809. O Secretário de Estado do Trabalho, Lauro Seixas, explica que este importante aumento na geração de empregos, número acima da média do país, é consequência da política de atração de novas indústrias e novos empreendimentos implementada pelo governador Marcelo Deda.

Por Iana Queiroz

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content