Portar dinheiro falso em qualquer quantia é crime, mesmo que as cédulas não cheguem a ser colocadas em circulação. O crime é previsto no par...

No Brasil, o Real é a moeda corrente desde julho de 2004. As notas que circulam pelo país são de datas de diferentes, o primeiro grupo, chamado de Primeira Família do Real, é de 1994 e em 2010 entraram em circulação as notas da Segunda Família do Real, apresentando algumas mudanças de tamanho e layout.
Quando o assunto são as cédulas falsificadas, consumidores e comerciantes, principalmente, devem ficar atentos. Segundo as informações do BancoCentral do Brasil, o número de notas falsas vem diminuindo nos últimos 3 anos, mas ainda é preciso cuidado para não cair no golpe. Cerca de 60% das notas falsificadas não possuem a famosa marca d’água, principal ponto de reconhecimento de autenticidade. Entretanto, outras estratégias também devem ser usadas já que pelo menos 15% das falsificações das notas brasileiras são obtidas através da lavagem de cédulas de valor inferior.
Como identificar cédulas falsas?
Veja as dicas do Banco Central do Brasil para a identificar cédulas falsas:
Observe a marca d’água
Descubra o número escondido
Nas notas de 1994 observe na parte da frente das cédulas a numeração e assim você verá as letras “B” e “C”. Já as notas de 2010 na parte da frente das notas você consegue um número que indica o valor da nota.
Observe os símbolos e a faixa holográfica
Sinta o alto-relevo das cédulas
Com os dedos é possível sentir que o papel legítimo das cédulas é mais grosso que um papel comum e, além disso, as notas de 1994 apresentam o brasão da República em alto relevo e nele está escrito “Banco Central do Brasil”, além do valor da cédula. Já nas notas de 2010, você sente um relevo com as legendas “República Federativa do Brasil” e “Banco Central do Brasil” e o valor da nota nas laterais e na parte da frente das cédulas.
Como proceder quando receber uma nota falsa?
Se você estiver em uma agência bancária é só retirar um extrato que comprove o saque e consultar o gerente. Em situações fora do expediente bancário, tire o comprovante do saque e vá até uma delegacia para registrar a ocorrência. Em transações do dia a dia nos comércios é direito do cidadão recursar-se a receber as cédulas.
Notas manchadas com tinta vermelha também são consideradas suspeitas pois podem ser roubadas de caixas eletrônicos.
Vejam abaixo um exemplar de nota falsa que nossa redação teve acesso:
Mais dicas:
COMENTÁRIOS