Lei que isenta consumidor de taxa de estacionamento é promulgada
HomeDiversosJustiça

Lei que isenta consumidor de taxa de estacionamento é promulgada

A medida que protege consumidor da venda casada é de autoria dos deputados Ana Lúcia e Venâncio Fonseca Clientes que comprovem despesas em e...


A medida que protege consumidor da venda casada é de autoria dos deputados Ana Lúcia e Venâncio Fonseca

Clientes que comprovem despesas em estabelecimentos comerciais não precisam mais pagar taxas de estacionamento cobradas por estas empresas. A lei 7.595, que regulamenta esta e outras vantagens para os consumidores, é de autoria da deputada Ana Lúcia (PT) e do deputado Venâncio Fonseca (PP) e entrou em vigor no último dia 04. O cliente que permanecer no estabelecimento comercial por tempo inferior a trinta minutos também será isento da taxa.

A medida vale apenas para os consumidores que apresentem nota fiscal emitida no mesmo dia, comprovando assim a despesa efetuada no estabelecimento. Já nos casos em que não for possível demonstrar o consumo, a lei regulamenta que as taxas devem ser cobradas de maneira fracionada a cada cinco minutos, respeitando a proporção do valor relativo a uma hora de estacionamento.

Com a iniciativa, os estabelecimentos como supermercados, lojas, shoppings centers e instituições de ensino privado, são ainda obrigados a informar à população o que regulamenta a lei, por meio de afixação de cartazes informativos em suas dependências. “É preciso dialogar com a população para que ela saiba que está sendo protegida”, destaca a deputada Ana Lúcia.

A ação foi adotada como forma de coibir a “venda casada”, situação em que a aquisição de um produto ou serviço é condicionada à compra ou pagamento de outro, que nem sempre é de interesse do comprador. A prática, expressamente proibida pelo Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é considerada crime contra a ordem econômica e contra as relações de consumo.

Apesar de se configurar uma conduta comercial abusiva e desleal, a chamada “venda casada” vinha sendo praticada por alguns estabelecimentos de Sergipe. Um exemplo disso é que, para se obter um determinado produto ou serviço nos shoppings da capital, o consumidor era obrigado a contratar os serviços de estacionamento do local, condicionando assim um serviço a outro.

Depois da polêmica criada em torno do assunto, a parlamentar petista reforça a necessidade de implementação efetiva da lei. “Esperamos que com a lei, os empresários compreendam que o valor cobrado pelos estacionamentos já está embutido nos bens e serviços consumidos dentro dos estabelecimentos comerciais”.

Com a Lei 7.595, o cidadão está protegido desta prática que mascara a exploração do consumidor, retirando sua liberdade de escolha, em nome de vantagens desproporcionais para o fornecedor.

Fonte: rede social Deputada Ana Lúcia
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content