Maior simbolo nacional está abandonado na "Praça da Bandeira"

O Brasil se aproximando de grandes eventos internacionais, momento em que a população fica unida pelo patriotismo e que o maior simbolo da p...


O Brasil se aproximando de grandes eventos internacionais, momento em que a população fica unida pelo patriotismo e que o maior simbolo da pátria fica em evidência,  esse passa a ser então um dos poucos momentos em que os brasileiros “estão unidos”, mas em Aracaju isso é diferente a Bandeira Maior simbolo da nação está esquecida.
A Bandeira Nacional instalada na Praça da bandeira, localizada na Avenida Barão de Maruim na capital sergipana, está “rasgada”, abandonada, maltratada e desprovida de respeito, fato que vem se arrastando pelo tempo, um simbolo Nacional desprezado não por essa gestão mas sim por gestões anteriores que deixaram acabar também com o memorial da bandeira que foi Inaugurado na administração do então prefeito Marcelo Déda, hoje governador de Sergipe, o Memorial da Bandeira antes de ser interditado para revitalização no ano de 2010, oferecia aos visitantes uma viagem à história das bandeiras com a exibição de símbolos brasileiros e diversos hinos, desde o período Colonial até a República. Hoje cercado por tapumes pichados em alusão às bandeiras dos estados brasileiros, o espaço foi considerado um ambiente culto e diariamente era bastante visitado por estudantes e pesquisadores..
Exposta a sol e chuva o símbolo nacional não resistiu às intervenções da natureza e se encontra rasgada no mastro da praça pública. De longe é fácil avistar a bandeira cujas bordas estão desfiando e as cores desbotando. De acordo com a Constituição Brasileira, a bandeira nacional rasgada é uma violação ao símbolo nacional.
A forma e o seu uso é regulamentado pela lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe “sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais”. Quando a bandeira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará sua queima em 19 de novembro.

HISTÓRIA

A bandeira do Brasil é uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é uma influência do positivismo de Augusto Comte.
Desde a alteração o símbolo nacional brasileiro mantém inalterado, exceto as estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.

No sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam as matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.
A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Deve ser hasteada pela manhã e arriada à tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada. 
Por Robson Bispo



COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Nome

Ambiente,114,Beleza,11,Cidades,272,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,60,Concursos,111,Curiosidades,30,Diversos,761,Economia,207,Educação,196,Empregos,214,Esportes,247,Eventos,250,Fake,1,Flagrante,22,Gente,242,História,32,Humor,4,Internacional,81,Jogos,6,Justiça,145,Polícia,2198,Política,291,Religião,47,Saúde,248,Tecnologia,76,Trânsito,331,Vídeo,113,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Maior simbolo nacional está abandonado na "Praça da Bandeira"
Maior simbolo nacional está abandonado na "Praça da Bandeira"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC2SCIVbdEF8qQdv4RDeVHRm99dj57ZvD2tpp2Rsx8W0Gqg5XiNgGChkGSj1SiOSnnvLL-AHM5qfTRrgNznpvUg7M5fAcVzT8OccUst0nLQZBJT9vuUaIcUB68n8qv5O1aBs1K6o5O71Mb/s320/101_1752.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC2SCIVbdEF8qQdv4RDeVHRm99dj57ZvD2tpp2Rsx8W0Gqg5XiNgGChkGSj1SiOSnnvLL-AHM5qfTRrgNznpvUg7M5fAcVzT8OccUst0nLQZBJT9vuUaIcUB68n8qv5O1aBs1K6o5O71Mb/s72-c/101_1752.JPG
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2013/04/maior-simbolo-nacional-esta-abandonado.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2013/04/maior-simbolo-nacional-esta-abandonado.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content