Estatísticas da GMA no 1° trimestre 2013 são divulgadas pela Defesa Social

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) divulga os números de atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) durante o...

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) divulga os números de atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) durante os três primeiros meses deste ano. No comparativo entre Janeiro e Março, o número de ocorrências registradas aumentou 60%, o que demonstra a eficiência da instituição no cumprimento das atribuições durante o início desta nova gestão.

As ocorrências envolvem atos como a depredação de patrimônio, agressão física, porte de entorpecente, desacato, roubo, furto, ameaça, tráfico de drogas, invasão, entre outras. Segundo os dados, a maior incidência foi de porte de arma branca sob posse de usuários de ônibus e terminais de integração, registrando-se 17 apreensões.

No tocante às prisões, ao compararmos novamente Janeiro e Março, nota-se que houve um aumento de 35% nos flagrantes. Um total de 53% das pessoas detidas são maiores de idade e o grupo de adolescentes apreendidos representa 32% das estatísticas. Os casos são mais recorrentes durante a noite e concentrados no Centro e na Zona Norte da capital, ocorrendo em vias e logradouros públicos, bem como em ônibus e terminais.

Quando se analisa as apreensões de entorpecentes, tem-se também elevação nos registros. Em março a GMA apreendeu 68% a mais do que o total de unidades apreendidas no início do ano. Conforme o relatório estatístico, entre as drogas estão o crack, a cocaína e a maconha na forma avulsa, ou seja, pedras, cápsulas e ‘trouxas', respectivamente.

De acordo com a secretária Georlize Teles, as prisões em flagrantes revela que a GMA está preparada para atuar com a repressão. "Os números revelam a presença da Guarda em nosso município, na área de competência da instituição. Nós já imaginávamos que a Guarda estava tecnicamente preparada, o que nos parece é que faltava a atuação efetiva, colocando em prática todo o conhecimento que já tinha sido aprendido", analisou.

Em razão das estatísticas, a GMA vai dedicar um trabalho específico no enfrentamento de questões como o uso de entorpecente. Está previsto atuação em escolas e espaços públicos como mercados, praças e terminais, onde o guarda municipal (GM) vai reprimir comportamentos de infratores, bem como manter o diálogo com o foco na prevenção.

"A secretaria tem uma preocupação de fazer o guardião se perceber cidadão, fazendo com que, no exercício da profissão, ele exerça a cidadania. E essa cidadania acaba se estendendo aqueles a quem ele atende. Nós entendemos que precisamos primeiro trabalhar a autoestima e a percepção do guardião enquanto profissional e de como ele é importante para promover a cidadania do nosso munícipe", disse Georlize, justificando o investimento da gestão em capacitações, cursos de formação continuada voltados para os GMs.

Para o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, os números revelam que a Guarda vem exercendo uma dinâmica preventiva com o foco na intensificação dos pontos de reclames da comunidade, alcançando resultados positivos nas intervenções. "O guardião deve agir de acordo com os ditames da lei. Mesmo quando a situação exija emprego da força, ela deve ser moderada, pois, ocorrendo intervenção, o guarda deve respeitar o princípio da dignidade humana, fazendo a contenção e a imobilização do possível infrator e conduzir até a presença da autoridade policial, para a lavratura dos procedimentos cabíveis", explicou.

No último trimestre, o foco principal de trabalho foi a área dos mercados (Centro), os terminais de integração, algumas escolas e postos de saúde que se apresentaram vulneráveis no quesito segurança. Por uma questão de planejamento, os horários e os dias foram focados nos dados de incidência de ocorrência coletados através dos chamados via 153.

Na visão do coronel, "a atuação da GMA deve ser proativa, buscando constante diálogo com a comunidade, pois, existindo mútua confiança, a instituição será referência para a sociedade, posto que representa a força pública que vai atender o clamor da população", declarou.

Novo trabalho

A proposta de contabilizar todos os registros de ocorrências é uma atividade recente na GMA. Conforme o GM Lidemarques Menezes, que é responsável pelas estatísticas, o trabalho ainda está em fase inicial, já que o banco de dados está em processo de criação e as fontes de informação estão sendo estabelecidas.

"O objetivo principal é organizar as informações de forma que seja possível quantificá-las para a realização das análises, bem como consultá-las facilmente. A partir daí será possível conhecer objetivamente a realidade da GMA, auxiliando o planejamento da gestão", informou Lidemarques.
 
Fonte: Ascom GMA

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content