Operação visa identifica pontos de criação irregular de camarão

A Polícia Militar, através do Pelotão Ambiental, iniciou em parceria com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Instituto B...

A Polícia Militar, através do Pelotão Ambiental, iniciou em parceria com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma operação com o objetivo de identificar e notificar os pontos de carcinocultura existentes em Sergipe. A iniciativa da ação partiu do Ministério Público.

A carcinocultura é técnica de criação de camarões em viveiros, prática que está sendo realizada no Estado em 'piscinas' artificiais no estuário de rios e tem causado desequilíbrios ao ecossistema, principalmente os que são feitos de maneira artesanal em sem autorização do órgão licenciador (Adema).

A operação foi iniciada na sexta-feira, 11, em Nossa Senhora do Socorro, com a fiscalização em diversas propriedades. A cada propriedade fiscalizada e encontrada a irregularidade, cada órgão realiza o que lhe compete, inclusive alertando aos infratores que a carcinocultura causa diversos problemas, tais como a  supressão da vegetação do mangue, destruição  de outras espécies como alervinos de peixes e crustaceos, os efluentes dos 'viveiros' provoca a contaminação das águas, como também a salinização do lençol freático impossibilitando o consumo por parte da população ribeirinha, além da contaminação do solo que faz com que a agricultura fique prejudicada.

Empresa notificada

Durante a operação foi constatada que a empresa Fênix Aquicultura Ltda, de propriedade de um grupo de chineses, localizada no povoado Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro já desenvolvia a atividade de criação de camarão há muito tempo sem a devida licença. Coube a Adema e ao Ibama aplicarem a sanção administrativa e ao Pelotão Ambiental aplicar a sanção penal, lavrando um Termo circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental previsto no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais, tendo em vista que a Carcinocultura é uma atividade potencialmente poluidora. A guarnição do Pelotão Ambiental que participou da operação nesta data foi composta pelo sargento Serra, sargento Daniel e soldado Erick.

Por PM/SE

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content