$type=ticker$count=8$cols=4$cate=0

$type=grid$count=4$tbg=$meta=0$snip=0$rm=0$show=home

Mais de 70% da população de Aracaju nunca foi vítima de crimes, aponta pesquisa nacional

SHARE:

A Pesquisa Nacional de Vitimização divulgada, nesta quinta-feira, dia 5, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Just...

A Pesquisa Nacional de Vitimização divulgada, nesta quinta-feira, dia 5, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) revela que Aracaju é a capital do Brasil onde a população foi menos vítima de crimes. O estudo faz um comparativo entre todos os Estados e capitais. Sergipe é o quarto do Brasil e o primeiro do Nordeste. 

A pesquisa foi feita pelo Datafolha, com o acompanhamento do Centro de Estudos da Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados mostram que Aracaju é a capital do Brasil onde menos pessoas foram vítimas de crimes nos últimos 12 meses e também em algum momento de sua vida.

De acordo com a pesquisa, 73,2% dos aracajuanos afirmaram nunca terem sido vítimas de furto e roubo de automóveis, furto e roubo de motocicletas, furto e roubo de objetos ou bens, sequestro, fraudes, acidentes de trânsito, agressões, ofensas sexuais e discriminação. Em segundo lugar aparece Porto Velho (73,1%), seguido por Brasília com 71,8%.

A pesquisa ouviu 78 mil pessoas em 346 municípios brasileiros no período de junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012. A amostra é representativa do universo da população adulta (com idade igual ou superior a 16 anos) dos municípios com mais de 15 mil habitantes. 


O Nordeste, onde a taxa de vitimização sofrida pela população no último ano é de 22%, tem estados com a terceira e quinta mais altas taxas do Brasil – Rio Grande do Norte com 31,3% e Ceará com 26,6%. Neste quesito, Sergipe (19,4%) apresenta as menores taxas de vitimização do país nos últimos 12 meses, índices que só são registradas na região sul do Brasil, que é a região que apresenta as menores taxas de vitimização no país, especialmente no estado de Santa Catarina (17%).

No entanto, quando os pesquisadores perguntam aos sergipanos se foram vítimas de algum tipo de crime ao longo da vida, 74,1% afirmam que nunca foram vítimas de ações de criminosos. Nesse quesito, é o 4º Estado do Brasil com menos índices de vitimização. Os três primeiros são Porto Velho (76,7%), Santa Catarina (74,5%) e Piauí (74,2%).

O secretário da Secretaria de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, não tomou os resultados da pesquisa como surpresa. Segundo o secretário, esta pesquisa é muito profunda porque analisa a situação criminal de um determinado local pela ótica das vítimas. "Esta pesquisa pergunta ao cidadão se ele já foi vítima de algum tipo de crime nos últimos 12 meses ou em algum momento de sua vida e mais de 73% dos aracajuanos relataram que nunca sofreran este tipo de situação. É a capital do Brasil que apresenta melhor sensação de segurança", declarou.

Para o secretário-adjunto, João Batista Santos Júnior, esta pesquisa rebate os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que coloca Sergipe como um dos Estados mais violentos do país. "O nosso Estado produz estatística de alto padrão e confiabilidade. Infelizmente, alguns Estados não tratam seus números com a mesma seriedade e acaba ocorrendo uma discrepância na divulgação desses números. Sempre rebatemos os dados do anuário e esta pesquisa do Instituto Datafolha só vem confirmar o que defendemos".

Polícia Militar

Os pesquisadores também quiseram saber da população qual o índice de confiança que ela atribui as Polícias Civil e Militar. No Brasil, a maioria (77,6%) dos entrevistados confiam na Polícia Militar, mas, neste grupo, cerca de 18% confiam muito – os demais 59,6% dizem confiar um pouco menos. Em Sergipe, esse índice é de 75.2%, sendo que 16.8% confiam muito e 58.4% relatam confiar menos. De forma geral, a taxa de vitimização pela Polícia Militar é baixa entre os brasileiros. 2,6% dos entrevistados disseram que já foram extorquidos ou pagaram propina a policiais militares em todo o país.

A taxa sergipana é uma das mais baixas do Brasil com 1,4% das pessoas que alegam terem sido extorquidas ou que pagaram propina. A maior taxa de extorsão e pagamento de propina envolvendo membros da corporação militar foi registrada no Rio de Janeiro (7,0%). Em seguida, com índices acima 5%, aparecem Amapá e Pará (5,3% cada).

Considerando apenas a taxa de muito confiável atribuída à Polícia Militar, a corporação com mais confiabilidade é a de Minas Gerais (26,1% confiam muito). Entre as consideradas muito confiáveis por ao menos 20% dos entrevistados aparecem ainda a Polícia Militar da Paraíba (22,1%), do Rio Grande do Sul (21,7%), de Santa Catarina (21%) e do Paraná (20%). A PM de Sergipe tem 16,8% dos entrevistados que apresentam alto grau de confiabilidade.

Polícia Civil

No Brasil, a Polícia Civil tem a confiança de 79,1% da população, que se dividem entre aqueles que confiam muito (16,6%) e os que confiam um pouco (62,5%). Em Sergipe, 73.5% alegam confiar na Polícia Civil, sendo que 16.5% confiam muito e 57.0% relatam confiar um pouco menos. De forma geral, a taxa de vitimização pela Polícia Civil é baixa: apenas 1,1% sofreram violência física de policiais civis, 2,1% declaram ter sofrido agressão verbal ou insulto, e 0,8% sofreu extorsão ou teve que pagar propina.

 

Considerando-se a taxa de vitimização pela Polícia Civil no estado de Sergipe, 1.0% dos entrevistados alegaram ter sido vítimas de violência física. Insultos ou agressões verbais vitimaram 1.9% da população entrevistada, enquanto 0.2% alegam terem sido extorquidos ou pagaram propina.


Fonte: SSP/SE

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,97,Beleza,9,Cidades,253,Cinema,95,Colunistas,33,Comportamento,46,Concursos,98,Curiosidades,24,Diversos,720,Economia,159,Educação,172,Empregos,184,Esportes,222,Eventos,232,Flagrante,20,Gente,228,História,27,Humor,4,Internacional,62,Jogos,9,Justiça,123,Polícia,2004,Política,230,Religião,41,Saúde,201,Tecnologia,57,Trânsito,300,Vídeo,88,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Mais de 70% da população de Aracaju nunca foi vítima de crimes, aponta pesquisa nacional
Mais de 70% da população de Aracaju nunca foi vítima de crimes, aponta pesquisa nacional
http://1.bp.blogspot.com/-z-Gf4Z79wZE/UqOB1hIL-uI/AAAAAAAAeEU/qEfznDGbbU8/s640/grafico_vitimizacao%5B1%5D.png
http://1.bp.blogspot.com/-z-Gf4Z79wZE/UqOB1hIL-uI/AAAAAAAAeEU/qEfznDGbbU8/s72-c/grafico_vitimizacao%5B1%5D.png
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2013/12/mais-de-70-da-populacao-de-aracaju.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2013/12/mais-de-70-da-populacao-de-aracaju.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES PUBLICAÇÕES Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ MARCADOR ARCHIVE SEARCH TODAS PUBLICAÇÕES Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir PARA DESBLOQUEAR O CONTEÚDO SIGA OS PASSOS ABAIXO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: Clique no link para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar