OS CUSTOS DO CRESCIMENTO

COMPARTILHE:

Todo crescimento é fruto de uma ação pensada em cima de um fino planejamento – o que pode-se chamar compreendido como: pensamento e...



Todo crescimento é fruto de uma ação pensada em cima de um fino planejamento – o que pode-se chamar compreendido como: pensamento estratégico aplicado ao desenvolvimento de cidades e regiões. Logo, os movimentos que tem por finalidade proporcionar qualidade de vida para a população, terá certamente os seus diversos cursos transversais. Para tanto, é fundamental investir em três eixos amplamente complexos: A preparação, a intervenção setorial e o AREL – atração, retenção e lucratividade.

O custo da preparação – Para iniciar um processo de crescimento e desenvolvimento para uma cidade, deve-se criar esforços fundamentados nos aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, científicos e tecnológicos. Tudo isso para realizar uma abordagem mais eficaz perante os resultados esperados – a educação da população para proporcionar melhor compreensão da dimensão do crescimento local.


A população deve fazer parte dessa construção. Por conta disso, é hora de apresentar uma das possibilidades de caminhos que permitem esta atuação in loco. O primeiro passo, é buscar promover uma ampla sensibilização de forma setorial – cuidando a princípio da preservação do patrimônio público por meio de uma campanha educativa dirigida aos diversos tipos de públicos:

- Funcionalismo público (através de ações nas repartições públicas);
- Colaboradores da iniciativa privada (campanhas dirigidas setor de comercio, serviços e indústria);
- Estudantes e seus pais (fortalecer ações que envolvam os alunos da rede municipal e caso haja, rede estadual. Bem como, convergir ações em que os pais dos alunos interajam com a unidade escolar na qualidade de bem públicos);
- Prestadores de serviços (profissionais liberais, autônomos e diaristas);
- Produtores e trabalhadores rurais (criar equipes que elevem o tom de crescimento sustentável nas zonas rurais, pois todos são membros da mesma cidade);
- Entre outros.

A equipe gestora deve buscar uma comunicação que represente unidade oral, visual, auditiva, tátil e outras, visando fortalecer a ideia de “todos por todos para uma cidade melhor.”

O custo da intervenção setorial – Após o trabalho de levantamento das necessidades da cidade aliada avaliação da capacidade para realização de investimentos nas mais diversas esferas da infraestrutura, a citar:

- Logística de transporte e escoamento da produção através dos modais rodoviários, portuários, ferroviários e aeroviários;

- Construção de estradas e rodovias amplamente sinalizadas;

- Requalificação do sistema de água, luz, esgoto;

- Revitalização e construção de praças, calçadas, áreas verdes;

- Recuperação dos biomas marinhos e terrestres (conjunto de biodiversidades em determinada área), revitalização do meio ambiente (fauna e flora) e preservação dos lençóis freáticos;

- Revitalização e construção de postos para saúde na família, hospitais aparelhados para suprir demandas de média complexidade com médicos capacitados para realizar consultas, procedimentos, atendimentos de urgência e emergência.

- Revitalização e construção da rede de colégios, creches, bibliotecas, centros de promoção e difusão da cultura regional em todos os espaços públicos prover com os respectivos profissionais e equipamentos que ponham a organizações ampla condição de funcionamento.

- Modernização e ampliação da cobertura telefônica e internet com o estímulo para que a iniciativa privada implante seus sinais mediante solicitação direta ou judicial, por se tratar de um serviço classificado como essência para a população. Da mesma forma se aplica aos outros serviços de utilidade pública: Bancos públicos e privados, correios, posto da previdência social, hotéis, pousadas, distribuidor de gás, entre outros.

Os custos com o AREL – atração, retenção e lucratividade – Seguindo a cartilha da preparação dos moradores da cidade, surge a oportunidade para atrair e manter visitantes para a cidade. A grande relevância desta iniciativa está na oferta de serviços e divulgação das potencialidades naturais. De certa forma, você fomenta algumas modalidades de turismo, a saber:  De negócios, ecológico, religioso, histórico, eventos e outros. O objetivo é estimular o consumo através de um conjunto de ações promocionais que posicione o município no cenário regional.

Atração: Sem cores, sons, comunicação, movimentos, natureza, comida, bebida, lugares belos e pessoas simpáticas não dá para promover atratividade convincente suficiente a ponto de gerar divisas que sustente uma cidade, por conta disso, são necessárias ações sistemáticas e harmônicas no sentido de garantir a materialização de tais anseios, mesmo porque, há milhares de cidades no Planeta e porque uma é mais atrativa que a outra?

É necessário criar um “Programa de Boas-Vindas” que seja capaz de ser traduzido e absorvido pelas pessoas de forma a consolidar uma imagem não desgastável. Essas iniciativas poderão ser vistas desde a chegada de um turista ao balcão para a compra do seu bilhete de viagem na rodoviária, passando pelo motorista do ônibus que o conduz a cidade, a chegada deste na rodoviária com equipe atuando em rodízio para garantir o receptivo, prosseguindo assim com inúmeras ações outras que podem contribuir para um melhor reposicionamento de imagem positiva.  

Retenção: Este é um dos vetores mais decisivos numa campanha de desenvolvimento local, mesmo porque está diretamente ligado a educação, costumes e valores culturais de uma localidade. Uma das preocupações está na excelência no atendimento aos visitantes e o inter-relacionamento entre os moradores da cidade destino.

Lucratividade: É o momento em que a cidade passa a arrecadar (taxas, tributos e impostos) a partir dos investimentos realizados nela. O ambiente empresarial revitaliza a saúde financeira das suas empresas, gerando emprego e renda, (clássica movimentação econômica a partir da relação da oferta e procura).  

Conclusão: Crescer é um processo sistematicamente pensado, pesquisado, planejado, executado e avaliado para acompanhar os resultados visando melhorias contínuas.


*Autor: Uemerson Florêncio – Empreendedor. Brasileiro, nascido em Salvador-Bahia. Atua com reposicionamento de pessoas, negócios e Desenvolvimento de Cidades. Diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Khalifa Business, agência de negócios. Área de concentração acadêmica: Comunicação e marketing pela Universidade Salvador – UNIFACS. Faz estudos de Cultura Árabe com foco para Abu Dhabi e Dubai nos Emirados Árabes Unidos, pesquisa relações internacionais entre países desenvolvidos e faz intercâmbios com países de língua portuguesa na África. florencio@khalifabusiness.com.br / www.facebook.com/uemerson.florencio

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: OS CUSTOS DO CRESCIMENTO
OS CUSTOS DO CRESCIMENTO
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC_20vkr7NH0GTWSIUnRGnuqPEMVNLxtu473_fU_8UVsabWJ5UTQ-HtUP8PXInj-H3FFRzpRWaeJcfCLAx7wSVB8WjfJyB1CdTv6_2vAAeI6qoYq4AgAJT934e0-w5RrVH4Y9SPza-z4dp/s1600/Uemerson+Flor%C3%AAncio+Cons+em+Desenvolvimento+de+cidades.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC_20vkr7NH0GTWSIUnRGnuqPEMVNLxtu473_fU_8UVsabWJ5UTQ-HtUP8PXInj-H3FFRzpRWaeJcfCLAx7wSVB8WjfJyB1CdTv6_2vAAeI6qoYq4AgAJT934e0-w5RrVH4Y9SPza-z4dp/s72-c/Uemerson+Flor%C3%AAncio+Cons+em+Desenvolvimento+de+cidades.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/01/os-custos-do-crescimento.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/01/os-custos-do-crescimento.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content