A abertura dos festejos juninos do município de Maruim, que aconteceu neste sábado, 6, foi marcada pela forte presença da cultura popular. ...
Um cortejo com diversos grupos folclóricos, desenvolvidos no Educandário Imaculada Conceição, chamou a atenção da comunidade pelas ruas que passavam. A dona de casa, Acácia dos Santos, não escondeu a emoção em ver o resgate da cultura. “Fico emocionada ao ver a nossa cultura sendo transmitida de geração em geração. Essa arte não pode morrer”, ressaltou.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, falou do esforço na realização das parcerias para o resgate dos grupos folclóricos. “Há três anos estamos buscando parcerias para a consolidação de projetos, que resgatem a tradição cultural do município de Maruim. As escolas têm sido parceiras no desenvolvimento deste resgate”, ponderou.
Duas quadrilhas juninas, Forró do Milho de Rosário do Catete e Cangaceiros da Boa de Japaratuba, realizaram um grande espetáculo acompanhadas de trios de forró pé-de-serra. A Banda A3 finalizou a festa nas primeiras horas do domingo, 7.
Na próxima semana, a programação oficial da festa da Rua São João, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, será divulgada no site oficial do município (www.maruim.se.gov.br).
Feira Cultural
Na oportunidade da abertura dos festejos juninos, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, anunciou a retomada da Feira Cultural, que será realizada no segundo sábado de cada mês.
“Precisamos criar o hábito de valorizar a nossa cultura. Em todas as programações, ao longo do ano, inserimos artistas locais para gerar oportunidade e contribuir com a manutenção da tradição popular”, destacou o prefeito.
O prefeito ainda acrescentou que a suspensão da feira ocorreu por conta dos problemas financeiros. Mas, garantiu que o evento será retomado já a partir do próximo mês.
Via Ascom
COMENTÁRIOS