Uma cena cada vez mais rara, garotinhos são flagrados brincando de Gude

COMPARTILHE:

Alguns garotinhos foram flagrados nesta quinta-feira 04/06, brincando de "Gude" em Nossa Senhora do Socorro. Em tempos de tecno...

Alguns garotinhos foram flagrados nesta quinta-feira 04/06, brincando de "Gude" em Nossa Senhora do Socorro. Em tempos de tecnologia essa é uma cena cada vez mais rara, hoje as crianças vivem penduradas em jogos eletrônicos e em redes sociais mas para esses a oportunidade de brincar com os coleguinhas não poderia escapar ainda mais em um dia feriado.



Bolita, bolica, berlinde, bila, bola de gude – não importa o nome, o fato é que ela sobreviveu ao avanço do tempo e dos jogos eletrônicos. 



Há diversas formas de jogar, mas os objetivos não mudam muito. Com um impulso do polegar, atira-se uma bolinha tentando atingir um alvo marcado previamente (triângulo, buraco, etc) ou tomar as bolinhas dos adversários, acertando-as.

As modalidades com buracos requerem chão de terra, mas as em que se usa um desenho, como o círculo, podem ser jogadas num chão de pedra ou cimento: basta desenhar com giz.


Mata-mata ou Jogo do Mata

É a versão mais simples e não tem limite de jogadores.
Coloca-se no chão apenas um berlinde ( outro nome dado `a bola de gude), de tamanho grande.
O primeiro jogador precisa acertá-lo; se não conseguir, é a vez do próximo, que tenta acertar a bolinha do primeiro, e assim prossegue.
Se o jogador conseguir acertar a bolinha do adversário, recebe uma ou mais deste, conforme combinado antes.
A duração do jogo depende da vontade dos jogadores.

Bolinha de gude em Triângulo

Desenhe um triângulo no chão – o tamanho depende da quantidade de bolinhas a ser colocada, conforme aparece nos desenhos.




1. No primeiro esquema, jogam até quatro crianças.

Cada bolinha colocada no triângulo pertence a um jogador.

Risca-se uma linha abaixo do triângulo e, a uma distância de três metros ou um pouco menos, cada criança joga uma bolinha.

Quem acertar mais perto da linha joga primeiro; se acertar a bolinha do que jogou antes, fica com ela.
Um de cada vez, os jogadores tem que desentocar as bolinhas de dentro do triângulo; perde a vez quando não conseguir acertar.
Quem conseguir desentocar as quatro fica com todas.
Se sobrarem duas bolinhas, é preciso jogar de novo, desta vez de perto.
Se conseguir acertar a primeira, tentar acertar a última.
Se, no fim do jogo um dos jogadores tiver apenas uma bolinha, ele tem de entregá-la ao que ganhou mais.
Esta versão do triângulo é muito apreciada pelos garotos de Sapiranga, na Bahia.

2. No triângulo do desenho 2, coloca-se três bolinhas de cada jogador dentro (por isso ele é um pouco maior).
A forma de jogar é basicamente a mesma do triângulo menor: acertar as bolinhas que ficam dentro do desenho, mas vale também acertar as jogadas pelos adversários para atrapalhá-los.
Há uma versão mais competitiva, na qual o jogador que conseguir acertar a bolinha do adversário não apenas o exclui do jogo mas também fica com as bolinhas que este ganhou.


Bolinha de gude em Círculo

Esta modalidade tornou-se famosa nos quadrinhos da Turma da Mônica.

Como diz o nome, joga-se com um círculo riscado no chão, onde se coloca um número de bolinhas de acordo com combinação prévia entre os jogadores.

O modo de jogar é basicamente o mesmo do triângulo: tentar acertar as bolinhas dentro do círculo a partir de certa distância (perto ou longe, dependendo da região onde acontece o jogo).


Como no triângulo, o jogador perde a vez quando errar.
Se a bolinha atirada ficar dentro do círculo, ele não pode apanhá-la; quando for de novo sua vez, terá de usar uma substituta.

Com informações fazfacil

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Uma cena cada vez mais rara, garotinhos são flagrados brincando de Gude
Uma cena cada vez mais rara, garotinhos são flagrados brincando de Gude
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXe7_05E6FnKLFVxw1s3IsW4CwVbPX48pjNe11gFayA2UttSgfT1q8pIOzhQpK7L2jeC-g2B-JJ2b2gK4PsdFKmGMHhHGFZZNurympMuCSZuaaMOPjrsBcHx7Gco3GqHeG_proG2vDuc7n/s320/gude.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXe7_05E6FnKLFVxw1s3IsW4CwVbPX48pjNe11gFayA2UttSgfT1q8pIOzhQpK7L2jeC-g2B-JJ2b2gK4PsdFKmGMHhHGFZZNurympMuCSZuaaMOPjrsBcHx7Gco3GqHeG_proG2vDuc7n/s72-c/gude.JPG
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/06/uma-cena-cada-vez-mais-rara-garotinhos.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/06/uma-cena-cada-vez-mais-rara-garotinhos.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content