Campanha Motociclista Vivo é lançada oficialmente em Sergipe

COMPARTILHE:

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 3, a campanha do Governo do Estado "Motociclista Vivo". O objetivo é reduzir o...


Campanha Motociclista Vivo é lançada oficialmente em Sergipe
Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 3, a campanha do Governo do Estado "Motociclista Vivo". O objetivo é reduzir os altos índices de acidente com motos, que colocam Sergipe em 1º lugar no ranking do Brasil com motociclista sequelados ou mortos.

Esta é uma campanha de cunho educativo e envolve as Secretarias de Estado da Saúde (SES), Educação (SEED) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). O lançamento foi realizado no Colégio Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria, em Aracaju. O bairro foi o que mais apresentou vítimas de acidentes na capital.

Somente este ano no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), entre janeiro e junho, foram registrados 3.718 atendimentos em decorrência de acidentes motociclísticos. Os três municípios onde houve mais acidentes foram: Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.

Nesses municípios, os locais onde mais ocorreram os acidentes foram: Sede de São Cristóvão (97 acidentes/ 2,60%), Santa Maria (81/2,17%), Santos Dumont (79/2,12%), Rosa Elze (69/ 1,85%), Bairro América (61/1,64%), Bugio (50/1,34%), Siqueira Campos (49/1,30%), sede de Nossa Senhora de Socorro (48/1,29%), São Conrado (47/1,24%), João Alves (46/1,23%), Cidade Nova (45/1,21%), Parque dos Faróis (42/1,12%), Marcos Freire 2 (41/ 1,10%), Conjunto Jardim (40/1,07%), Bairro Industrial (35/0,94%), 18 do Forte (34/0,91%), Eduardo Gomes (33/ 0,88%), Mosqueiro (32/ 0,86%), Barra dos Coqueiros (31/ 0,83%) e Coroa do Meio (30/0,80%).

De acordo como secretário de Estado da Saúde, José Sobral, muitos acidentes estão associados ao uso de álcool e outras drogas. Paralelo a isso, outros fatores que contribuem para o aumento dos acidentes é a comercialização indiscriminada de motonetas, em supermercados e sem registros, o uso sem a devida habilitação e o não uso dos equipamentos de proteção individual.
“Ao todo em Sergipe, temos mais de 17,6 óbitos para cada 10 mil motos, enquanto a média brasileira é de 6,6. Além dos óbitos, muitas outras pessoas ficam inabilitadas. Queremos chamar a atenção da população para o risco de conduzir esses veículos sem as devidas precauções e prudência, pois as consequências para a saúde das pessoas são graves”, disse José Sobral.

“Os acidentes causam um alto custo para o SUS e para a seguridade social. Uma pessoa que sofre acidente de moto fica internada, em média, 30 dias no Huse e seu tratamento pode custar, em média, R$ 120 mil. Além do custo para o SUS, temos o custo social médio de R$ 952 mil por acidentado, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Mais importante que os custos financeiros é a vida das pessoas e essa é nossa maior preocupação”, destacou o secretário.

Para a superintendente do Huse, Lycia Diniz, os acidentes motociclísticos se tornaram uma epidemia. “Antes dessa epidemia, atendíamos cerca de três casos de fraturas expostas por semana. Atualmente, atendemos em torno de 17 fraturas em menos de 24 horas”, contabiliza Lycia Diniz.
“Combater esse problema é uma luta que nós, profissionais de saúde, temos enfrentado. As pessoas que chegam vítimas de acidentes no Huse sofrem desde pequenas escoriações, passando por cirurgias e ocupando leitos de UTI. Estamos sempre prontos para atender qualquer pessoa que chegue ao hospital, mas precisamos reduzir esse número de acidentes, que são causas evitáveis”,  disse Marcos Kruger, diretor clínico do Huse.

A assessora Especial da Casa Civil, Eliane Aquino destacou a importância dos estudantes no sucesso da campanha. “Para que essa campanha tenha o resultado esperado, precisamos da união de todos os órgãos envolvidos e que vocês estudantes nos ajudem a conscientizar os amigos e familiares para uma pilotagem segura das motos”, afirmou.
“Não podemos conceber um hospital com um quantitativo maior de pacientes vítimas de acidentes de trânsito do que com pessoas adoecidas por outras causas. Estamos apoiando essa campanha idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde como um investimento no bem estar social”, disse Edgard da Mota, diretor-presidente do Detran/SE.

Para o secretário Estadual de Educação, Jorge Carvalho, “a escola é um espaço para educarmos. Levar essa campanha para outras escolas significa ensinar a respeitar as leis de trânsito e a vida”, disse.

Samu 192 Sergipe

A superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Conceição Mendonça, destacou a importância do trabalho preventivo que visa a minimização dos índices correspondentes às vítimas de acidentes motociclísticos. “Registramos, neste primeiro semestre de 2015, um acréscimo de 23,5% relacionado aos pacientes envolvidos em ocorrências com motocicletas no Estado. Esse, entre outros dados estatísticos revelam que Sergipe dispõe de dados preocupantes, do ponto de vista nacional, sendo a maior parte das vítimas acometidas por traumas em crânio e em membros inferiores. Esses últimos, por sua vez, que ocasionam politraumas de alta gravidade”, revelou a gestora.

Segundo o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Hans Lobo, a campanha Motociclista Vivo surge em momento oportuno para conscientizar os usuários dos veículos de duas rodas. “A FHS apoia a iniciativa que enaltece a transmissão de orientações sobre a problemática que envolve acidentes motociclísticos, na perspectiva de formar multiplicadores de informações. Através da educação, o objetivo de dispormos de cidadãos mais conscientes no trânsito tende a ser alcançado, aliando a esse fator positivo a redução de demandas hospitalares que poderiam ser evitadas com o uso coerente desses veículos”, destacou Hans.

Compartilhando da necessidade de orientar crianças e adolescentes, público que representa em sua maior parte os usuários de motocicleta, sobre os números relacionados aos acidentes envolvendo esses veículos, Carlos Eduardo de Almeida, motossocorrista do Samu 192 Sergipe há seis anos, também marcou presença no evento.

“Considerando que a maior parte dos motociclistas demonstra não estar ciente de noções de segurança no trânsito, aprovo a iniciativa que visa sensibilizar o público infanto-juvenil. Diante dos dados estatísticos divulgados, a fim de evitar acidentes que provocam mutilações e óbitos em condutores diversos. Ao serem devidamente instruídos e conscientizados, esse público deixará de agir no trânsito de forma ofensiva”, destacou o motossocorrista, cuja atuação no Samu consiste em utilizar motos para salvar vidas, reduzindo, portanto, o tempo resposta de um atendimento a um cidadão que necessite de assistência pré-hospitalar móvel de urgência.

A adolescente de 15 anos, Arislene Oliveira, estudante do 1º ano do ensino fundamental, se compromete em ser uma multiplicadora de informações educativas.“A sensibilização é necessária, considerando que muitos usuários de motos utilizam esses veículos de forma errada. Como estudante, pretendo alertar os amigos para que não se comportarem mal no trânsito. Assim, eles não comprometem a própria vida com atitudes incoerentes”, comprometeu-se a estudante.

DST/AIDS

Além da conscientização sobre a pilotagem correta, os adolescentes receberam informações sobre a importância do uso da camisinha nas relações sexuais para não contrair AIDS e outras DSTs. “De forma descontraída, fizemos um bate papo com as crianças comparando a camisinha com o capacete como sendo coisas importantes para salvar vidas”, disse Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS.
Via Ascom

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Campanha Motociclista Vivo é lançada oficialmente em Sergipe
Campanha Motociclista Vivo é lançada oficialmente em Sergipe
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV39NH_vdKEbzRVebA9YaH0lugp28HHdW0kRyey6mH84__ow_lkFRF3zA_2wwirS95BxLlrtiTljEurCICNjCYw4xsbpXR9Rvc6pV6vPeZKIhXVkl5nOuMJ5gEJfl12aKs4x_fUPjUC07Z/s640/selo_campanha_motociclista_vivo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV39NH_vdKEbzRVebA9YaH0lugp28HHdW0kRyey6mH84__ow_lkFRF3zA_2wwirS95BxLlrtiTljEurCICNjCYw4xsbpXR9Rvc6pV6vPeZKIhXVkl5nOuMJ5gEJfl12aKs4x_fUPjUC07Z/s72-c/selo_campanha_motociclista_vivo.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/08/campanha-motociclista-vivo-e-lancada.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/08/campanha-motociclista-vivo-e-lancada.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content