$type=carousel$count=12$cols=4$cate=0=hide-label

Hoje comemoramos o dia do capoeirista

Compartilhar:

Hoje dia 03 de agosto é comemorado o dia do Capoeirista, a capoeira é uma expressão cultural conhecida também como uma arte marcial brasi...

Hoje dia 03 de agosto é comemorado o dia do Capoeirista, a capoeira é uma expressão cultural conhecida também como uma arte marcial brasileira, misturando uma dança e luta típica do Nordeste do Brasil, especialmente na Bahia.
 
A origem da data se deu em três de agosto, pois foi nesse dia que o Governo do Estado de São Paulo criou a lei nº 4.649, de 1985, que instituiu o Dia do Capoeirista. Com a abolição da escravatura no século 19, os negros desempregados começaram a trabalhar nas principais cidades portuárias para carregar móveis, mercadorias e até dejetos.
 
A única defesa que eles tinham era a capoeira: combinavam agilidade com cacetes e facas. Com isso, aterrorizaram a população. Mas com a chegada da República, em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca iniciou uma campanha de combate à capoeira.
 
Em outubro de 1890, foi promulgada a Lei 487, de Sampaio Ferraz. A pena era de dois a seis meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de Noronha. No art. 402, “Dos vadios capoeiras”, lê-se:
“Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correria, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal”.
 
Somente quarenta anos depois, o presidente da República Getúlio Vargas veio a liberar uma série de manifestações populares, entre elas a capoeira, que hoje ambiciona figurar nos jogos olímpicos.
 
Considerada como patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o batizado é o mais importante ritual capoeirista. Quem comanda o batizado é o capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária.
 
Desta forma, os alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. É tido com um dos momentos mais honrosos para o capoeirista.
 
Via vocesabia

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,100,Beleza,10,Cidades,259,Cinema,96,Colunistas,34,Comportamento,47,Concursos,99,Curiosidades,27,Diversos,739,Economia,164,Educação,177,Empregos,193,Esportes,225,Eventos,237,Fake,1,Flagrante,21,Gente,233,História,28,Humor,4,Internacional,64,Jogos,9,Justiça,128,Polícia,2061,Política,245,Religião,42,Saúde,205,Tecnologia,61,Trânsito,311,Vídeo,90,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Hoje comemoramos o dia do capoeirista
Hoje comemoramos o dia do capoeirista
http://3.bp.blogspot.com/-b-3w1AL3mUY/Vb9toyEWy0I/AAAAAAAAD_U/A517czBhYyw/s320/capoeira-1.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-b-3w1AL3mUY/Vb9toyEWy0I/AAAAAAAAD_U/A517czBhYyw/s72-c/capoeira-1.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/08/hoje-comemoramos-o-dia-do-capoeirista.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/08/hoje-comemoramos-o-dia-do-capoeirista.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Abrir tudo Publicação não encontrada Ver tudo Ver mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home Paginas Publicações Ver tudo Recomendado para você Marcador Arquivo Busca Todas as publicações Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sabádo Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar