Varsóvia: O centro cosmopolita da Polônia é a nova Meca das “start-up”

COMPARTILHE:

8h30 da manhã: o frio não impede Krystian de correr nas margens do Vístula, o rio que atravessa a capital polaca. O que Krystian mais ...


8h30 da manhã: o frio não impede Krystian de correr nas margens do Vístula, o rio que atravessa a capital polaca.
O que Krystian mais gosta de Varsóvia é a sua energia. A cidade faz relembrar Berlim. A cidade tirou proveito do “boom” económico e acelerou a mudança com a entrada na União Europeia em 2004.
Krystian trabalha para Ifinity, uma “star-up” que desenvolveu uma aplicação para ajudar as pessoas cegas ou turistas perdidos a deslocarem-se em Varsóvia. Cerca de 500 pequenos captores estão instalados em espaços públicos e enviam informações para os telemóveis.

“Pawel, o que pensa da última versão da aplicação? “Penso que as descrições são muito informativas. Eu uso-as sem dúvida. São informações sobre direções, sobre onde ir, em que sentido. É muito útil”.
Ifinity foi designada a melhor “start-up” polaca de 2015.
A aplicação, única no mundo, já está disponível também em Doha, Helsínquia, Birmingham e Istambul. Enquanto São Paulo está na linha de mira da empresa .
Depois de Londres, Telavive, Madrid e Seul, Google inaugurou em meados de novembro um Campus para “start-up” numa antiga destilaria de vodca em Varsóvia. É mais um sinal da atratividade da capital polaca.
Existem várias incubadoras privadas em Varsóvia, mas a de Smolna é a única municipal.
Krystian tem encontro marcado com o vereador da Economia, que tem razões para sorrir. A revista Forbes elegeu Varsóvia como terceira cidade preferida das start-up.
Michal Olszewski, vereador de Varsóvia, acredita: “Com uma tal publicação, um tal anúncio, vamos começar a enviar uma mensagem importante para o estrangeiro. Varsóvia tornou-se um centro crucial no mercado das start-ups”.
Varsóvia quer mostrar-se ao mundo e decidiu usar todos os argumentos para conquistar as atenções. Vamos descobrir como e porquê?
A visita começa com Rafal, a bordo do miniautocarro Nysa, produzido entre 1956-1994. Um vestígio da época comunista.
A praça Grzybowski, com quatro séculos, faz a ligação entre a Varsóvia moderna e a Varsóvia antiga. É um lugar simbólico para os habitantes da cidade.
Antes da guerra, Varsóvia era chamada a “Paris do norte”. Mas o conflito destruiu 85% da cidade. A capital polaca acabaria por renascer das cinzas.
Desde 1945, a parte antiga foi reconstruída, na íntegra, e de forma idêntica ao que era antes. Mas as lembranças não foram apagadas. Um monumento recorda a revolta de 1944 e a rua Prozna é a última rua que resta do gueto de Varsóvia.
Antes de ser destruída pelos nazis, a comunidade judaica polaca era a maior da Europa. Varsóvia dedicou-lhe um museu, mas foram precisos 70 anos para isso.
A outra imagem da capital polaca retrata a ideologia comunista.
O arquiteto Grzegorz Piatek ajuda-nos a compreender porquê: “Os arquitetos, os pais da cidade, viram na destruição uma oportunidade para criar uma cidade melhor, onde se vive melhor, com mais espaços públicos, com mais espaços verdes, com habitações mais agradáveis. A Praça da Constituição é um exemplo dos planos do pós-guerra”. E adianta: “A arquitetura do pós-guerra é cada vez mais apreciada pela gente de Varsóvia. O Palácio da Cultura e da Ciência é um bom exemplo. Foi o monumento mais detestado de Varsóvia, símbolo da repressão soviética. Sessenta anos depois ainda faz parte da paisagem urbana”.
Herança do comunismo, as leitarias e as cantinas populares estão de novo na moda. É numa delas que reencontramos Krystian. Porquê este lugar?
“A leitaria é um local típico para um encontro. Os produtos são bons, frescos e baratos. É um local frequentado por idosos, estudantes e mesmo pelos funcionários de start-ups”, explica Krystian.
O preço médio de uma ementa é de três a quatro euros.
O dia chega ao fim. Krystian termina a jornada com os amigos no bairro Praga. A zona já teve má fama, mas hoje está na moda e é o epicentro da cena alternativa polaca.
Paulina Yankovska considera que “Varsóvia será mais interessante do que Berlim nos próximos dois a três anos”. 
Warszawa: kosmopolityczne centrum Polski to nowa mekka "start -up ". Ifinity jest " start-up " , który opracowała aplikację , aby pomóc turystów niewidomych lub utracone do poruszania się w Warszawie . Około 500 małe czujniki są zainstalowane w przestrzeni publicznej i wysyłać informacje do telefonów komórkowych .

Fonte: Euronews/imagem reprodução

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Varsóvia: O centro cosmopolita da Polônia é a nova Meca das “start-up”
Varsóvia: O centro cosmopolita da Polônia é a nova Meca das “start-up”
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTRliPXG3971cA0JXwDBDS2BcxClwNZ7IcfByaXOqNuQtiC4QQqvBuhZjuBN0YjO1UR2MhiLdFVTACROCCOvQKcBVCuqXbGIOps6cGixDicbr_ImajlJw4nGMr0Wufpvcpmrb9J_4zL_qt/s640/9fea2947_large.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTRliPXG3971cA0JXwDBDS2BcxClwNZ7IcfByaXOqNuQtiC4QQqvBuhZjuBN0YjO1UR2MhiLdFVTACROCCOvQKcBVCuqXbGIOps6cGixDicbr_ImajlJw4nGMr0Wufpvcpmrb9J_4zL_qt/s72-c/9fea2947_large.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/12/varsovia-o-centro-cosmopolita-da.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/12/varsovia-o-centro-cosmopolita-da.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content