Cinco cientistas sergipanos lançam livros no museu da Gente Sergipana

COMPARTILHE:

Na próxima sexta-feira (22/01) , acontecerá o lançamento de cinco livros de pesquisadores sergipanos. A publicação da coleção é fruto da...

Cinco cientistas sergipanos lançam livros no museu da Gente Sergipana

Na próxima sexta-feira (22/01), acontecerá o lançamento de cinco livros de pesquisadores sergipanos. A publicação da coleção é fruto da parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Editora do Diário oficial de Sergipe – Edise, orgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase . O evento acontecerá no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, às 17h30, em Aracaju.
As obras estão sendo publicadas por meio do edital de Apoio à Publicação de Livros, que tem por objetivo estimular a divulgação científica com apoio à publicação e circulação de livros científicos. O presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, destaca a importância da iniciativa.


“Desde 2013, a Fapitec/SE firmou essa parceria com a Edise visando estimular o desenvolvimento e a disseminação da produção científica em Sergipe. Nesta coleção, serão lançados cinco livros com temáticas diferentes que trazem temas importantes para a sociedade”, destacou Ricardo.

Para o presidente da Segrase, Paulo Sergio Araújo Santos, as obras enriquecem a biblioteca sergipana e contribuem para a consolidação do campo histórico educacional. No tocante a parceria da Segrase e Fapitec, Paulo Sérgio destacou que “tanto a Segrase quanto a Fapitec são órgãos do Governo do Estado e a parceria representa uma ação importante na área da política pública”.

Livros
Os cinco livros que serão lançados são: Homicídios no Brasil e em Sergipe: uma análise sob a Ótica da Economia do Crime, de Mário Antônio Jorge; Campo Aberto: para a crítica da Epistemologia da Comunicação, de César Ricardo Siqueira Bolaño; Telenovela Brasileiras e Portuguesas: Padrões de audiência, de Raquel Marques Carriço Ferreira; Entre Papéis e Lembranças: o Centro de  Educação e Memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para a história da educação, de Eva Maria Siqueira Alves; Estudo Teórico e Computacional do Mecanismo da Ferroeletricidade ManganitaExagonalMultiferroica LuMn03, de Adilmo Francisco de Lima e Afrânio Manoel de Sousa.

Resumo
Eva Maria Siqueira Alves resgata em seu livro ‘Entre papéis e lembranças - O centro de educação e memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para história da educação’. a história do Centro de Educação e memória do Atheneu Sergipense. A produção almeja a valorização da história das instituições públicas e privadas e a preservação do patrimônio no âmbito cultural, social e educacional como forma de assegurar a memória da educação brasileira.

Raquel Marques Carriço Ferreira em sua obra ‘Telenovelas Brasileiras & Portuguesas: Padrões de audiência e consumo’, apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a audiência das telenovelas em Portugal e apresenta as razões da superação dos índices de audiência das telenovelas portuguesas sobre as brasileiras. O estudo apresenta, a partir da perspectiva das audiências, os motivos pelos quais o cenário da produção ficcional seriada tem se alterado em Portugal.

O livro ‘Homicídios no Brasil & em Sergipe – Uma análise sob a ótica da economia do crime’, de Marco Antônio Jorge, analisa as causas da dinâmica recente dos homicídios no Brasil e em Sergipe nos últimos dez anos, sob a ótica da Economia do Crime. Seus capítulos discutem e investigam as contribuições da economia para a compreensão da criminalidade, a relação entre a disponibilidade de armas de fogo e a criminalidade no Brasil, o impacto dos programas de transferência condicionada de renda à população mais carente sobre a criminalidade em nosso país.

A obra ‘Campo Aberto - Para a crítica da epistemologia da comunicação’, de César Ricardo Siqueira Bolãno, retoma e desenvolve a Teoria da Comunicação de corte marxista proposta pelo autor em seus trabalhos anteriores, com foco no debate epistemológico sobre o campo da Comunicação, recuperando ainda, de forma consciente e explícita, a influência de Celso Furtado. Com isso, reafirma a sua inserção no pensamento brasileiro e latino-americano, num momento especial de unificação do campo da Economia Política da Comunicação e da Cultura em nível internacional.

Estudo teórico & computacional – do Mecanismo da Ferroeletricidade da Manganita Hexagonal Multiferroica LuMnO3, de Afrânio Manoel de Sousa e Adilmo Francisco de Lima busca mostrar a importância da simulação computacional na solução de problemas quânticos de muitos corpos via teoria do funcional da densidade (DFT). Também reúne os conceitos básicos e a fundamentação teórica necessária para a compreensão de inúmeros fenômenos físicos. Em linguagem clara e acessível, os temas são abordados de maneira intuitiva, fazendo com que o leitor imagine o problema como um todo. Os autores usam argumentos sólidos e válidos, sem fazer uso exagerado de equações, tornando assim a leitura mais agradável. A produção é um valioso recurso para quem deseja aprender ou ampliar seus conhecimentos sobre física teórica e computacional, métodos de cálculo de estrutura eletrônica e física de materiais. 

Fonte: Ascom

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Cinco cientistas sergipanos lançam livros no museu da Gente Sergipana
Cinco cientistas sergipanos lançam livros no museu da Gente Sergipana
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEBWvzh5732-RC_pFtEo6S7oUULZeX2IHIZJB3ebg1llXVf0sf7H9HPl3hnqW2r2rPtr0Rl0V3X_3Vn9qsN_8ROBO52s9lzBjhMQosc0jJqZnRMA1Tv9EZdjzYRhQC39C0TrLcXfUejkt3/s640/livros.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEBWvzh5732-RC_pFtEo6S7oUULZeX2IHIZJB3ebg1llXVf0sf7H9HPl3hnqW2r2rPtr0Rl0V3X_3Vn9qsN_8ROBO52s9lzBjhMQosc0jJqZnRMA1Tv9EZdjzYRhQC39C0TrLcXfUejkt3/s72-c/livros.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2016/01/cinco-cientistas-sergipanos-lancam.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2016/01/cinco-cientistas-sergipanos-lancam.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content