Todos os anos, cerca de 45 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito nas estradas e ruas do Brasil. As vítimas, particularmente motoc...
Todos os anos, cerca de 45 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito nas estradas e ruas do Brasil. As vítimas, particularmente motociclistas já estão se tornando praticamente uma epidemia. Dados do Ministério da Saúde apontam que, os acidentes envolvendo motos corresponde a aproximadamente 28% dos mortos no trânsito terrestre.
Nos últimos seis anos, as internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo motociclistas tiveram um crescimento de 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes de 170,8%.
O trânsito é a causa de morte entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil, perde apenas para crimes de homicídios. Em 2009, o Brasil ocupava o quarto lugar no ranking geral de acidentes no Mercosul, agora o pais ocupa a segunda colocação. A taxa de mortalidade, subiu de 18,3 mortes por cem mil habitantes, para 22,5 mortes no mesmo grupo.
Se comparado a outros países do Mercosul, o Brasil só perde para a Venezuela que tem uma taxa de 37,2 mortes para cada cem mil habitantes.
No Sistema Único de Saúde (SUS), o reflexo do problema: em 2013, foram 170.805 mil internações por acidentes de trânsito, mais da metade envolve motociclistas - R$ 231 milhões foram usados no atendimento às vítimas. Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria.
Vejamos então agora alguns
comportamentos dos motoristas, que contribuem para o aumento das estatísticas
de debilitados e mortes no trânsito.
DIRIGIR PELA ESQUERDA
De acordo com o inciso IV do Art. 29. do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;
De acordo com o artigo 198, deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitada é uma infração média, penalizada com multa. Este comportamento gera risco, pois motoristas impacientes com este tipo de infrator tende a efetuar a ultrapassagem pela direita podendo ocasionar acidente com motociclistas, pedestres entre outros.
NÃO SINALIZAR A INTENÇÃO
Outro comportamento que causa acidentes inclusive fatais esta relacionado a conduta de não sinalizar a intenção de deslocamento lateral.
O capítulo III do Código de trânsito Brasileiro cita nas normas gerais de circulação e conduta que: O motorista antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
O Parágrafo único diz que entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.
Adotando medias de sinalização de intenção, o motorista evita colisões, atropelamentos e outros acidentes graves. Motociclistas ao se deparar repentinamente com carros manobrando indevidamente, a tendência é que inevitavelmente aconteça o pior.
UTILIZAR O CELULAR
A utilização de aparelhos celulares no trânsito além de infração aumenta em 400% o risco de acidentes no trânsito e causa 1,3 milhão de acidentes por ano ligados diretamente ao uso do celular.
O Observatório Nacional de Segurança Viária aponta a prática de fazer ligações ou mandar mensagens enquanto dirige como a primeira causa de acidentes do ranking. Esse tipo de infração é infelizmente muito comum e afeta não só o agente causador como principalmente terceiros. Para quem conduz veículos falando ao celular a multa é de R$ 85, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H).
De acordo com um estudo do Departamento de Transportes americano, digitar mensagem de texto ao volante tem 23 vezes mais chances de sofrer um acidente, já ligações aumenta o risco em seis vezes.
USAR FONES DE OUVIDO
Utilizar fones nos ouvidos ligados ao som veicular ou ao telefone celular além de perigoso é proibido, com previsão legal no art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este comportamento aparentemente inofensivo guarda surpresas que causam muito ruido social no trânsito brasileiro.
Ouvir a música ou a rádio preferida utilizando fones de ouvido tira a atenção na direção e aumenta as chances do motorista se envolver em acidentes.
Uma vez isolado acusticamente do ambiente externo, o condutor se limita de ouvir os alertas de outros motoristas, pedestres e sinais importantes vindos do trânsito.
Além desses fatores existem outros relacionados ao alto índice de acidentes, ai estão incluídos: dirigir em alta velocidade, alcoolizado, com sono e sob o efeito de entorpecentes. Lembre-se, dirigir preventivamente e respeitando as regras de trânsito é a melhor forma de evitar mortes.
Por Robson B. S. - Instrutor de trânsito
Por Robson B. S. - Instrutor de trânsito
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