lei da vacinação autoriza o serviço em farmácias e drogarias

V acinação em farmácias: falta de retaguarda assistencial em caso de eventos adversos é a principal preocupação para a população Pa...


Vacinação em farmácias: falta de retaguarda assistencial
em caso de eventos adversos é a principal preocupação para a população
Para a ABCVAC, ao invés de permitir mais acesso, a medida pode fazer com que pacientes deixem de ir à postos de vacinação e clínicas especializadas
Encerrada no último dia 31, a Consulta Pública Nº 328/2017 da Anvisa, que permite que farmácias também apliquem vacinas é motivo de preocupação da ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas De Vacinas), associação que representa o setor das Clínicas de Vacinas na defesa das boas práticas de mercado e da melhoria contínua na promoção da saúde através da Vacinação.

Apesar da melhoria nas coberturas vacinais observada no Brasil e dos avanços alcançados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a cobertura vacinal para as diferentes faixas populacionais é um desafio. “Estabelecer caminhos para ampliação do acesso da população á vacinas previstas no calendário anual, bem como, as novas tecnologias, é fundamental para o atingimento das metas definidas pelo próprio PNI, assim como, garantir a população a manutenção da segurança alcançada de anos de esforço e trabalho nesta área”, diz o porta-voz da entidade,Geraldo José Barbosa, presidente da ABCVAC.

Para a ABCVAC, alguns problemas podem ser agravados com a proposta de regulamentação feita pela Anvisa, principalmente no que diz respeito a assistência à saúde, que poderá se tornar fragilizada, devido a falta de estrutura das farmácias para o atendimento ao previsto na consulta pública da Anvisa.
“Também haveria uma ampliação dos riscos sanitários, considerando o modelo proposto na consulta pública, devido à falta de estrutura das farmácias para o atendimento ao previsto na consulta pública da Anvisa”, diz Barbosa. Ele explica que a ausência de pessoal qualificado e infraestrutura de armazenamento e uso das vacinas é um ponto que precisa ser muito discutido. “Para que as vacinas cheguem aos clientes com qualidade, é necessário que sejam obedecidas todas as normas de conservação que se faz através da cadeia de frio, a qual vem desde o fabricante até a sala de vacina das clínicas”, explica.

A falta de retaguarda assistencial em caso de eventos adversos é a principal preocupação para a população. “Nenhuma vacina está totalmente livre de provocar eventos adversos, apesar do aprimoramento dos processos utilizados em sua produção”, diz o porta-voz, lembrando que a administração de vacinas é um procedimento médico/de enfermagem.

Segundo a ABCVAC, é preciso cautela, pois ao invés de permitir mais acesso, a medida pode fazer com que pacientes deixem de ir à postos de vacinação e clínicas especializadas, que estão preparados exclusivamente para prestar o serviço, bem como orientações.

A ABCVAC busca, ainda, a regulamentação do setor privado de serviços assistências de vacinas, caracterizando-os como centro de referência.

Via
Deborah Rezende

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content