$type=carousel$count=12$cols=4$cate=0

Dicas para mudar de carreira em 2018

SHARE:

O que fazer quando, mais que mudar de emprego, decide-se mudar completamente a área de atuação Diante da crise e dos novos cenários...


O que fazer quando, mais que mudar de emprego, decide-se mudar completamente a área de atuação

Diante da crise e dos novos cenários, econômicos e sociais, muitos brasileiros têm cogitado a mais temida das mudanças: a de carreira. Os motivos que levam cada profissional a tomar essa decisão variam entre a decepção com o mercado de trabalho relacionado à sua atividade ou a descoberta de que a profissão não está de acordo com sua "missão de vida".

Qualquer que seja a razão da insatisfação profissional é necessário avaliar bem o que fazer para atingir a mudança desejada. "Não vivemos mais uma época em que o trabalho tem que ser algo penoso. Diferentemente da geração X, cujo perfil de profissionais que consideravam mais importante a estabilidade financeira para a geração Millennial, de jovens entre 20 e 30 anos, satisfação profissional e novas experiências é o que importa", contextualiza Renata Motone, Coordenadora de Recursos Humanos da Luandre, consultoria de RH com quase 50 anos de atuação no mercado, que atende 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

Por sua experiência com recolocação no mercado, Renata avalia que a principal motivação para a troca de área é a possibilidade de mais sucesso e aprendizados em nova carreira. "Sempre digo que é possível mudar, mas o melhor é se preparar para isso para não cair na alta estatística de desempregados que vemos hoje no país", afirma. Abaixo, ela dá um passo a passo para fazer uma transição mais tranquila e sem sobressaltos financeiros ou emocionais:

Pesquise

Há quem viva uma experiência reveladora e saiba exatamente para o que mudar. E também existem os que estão insatisfeitos, mas também perdidos. "Nestes casos, aconselhamos uma boa pesquisa. A pessoa sempre tem uma noção sobre suas preferências pessoais, o que torna mais fácil a busca. Um bom caminho é ir em palestras ou se matricular em workshops e cursos com profissionais da área em que pretende atuar", diz Renata.

Faça uma transição gradual (se for possível)

Em diversos casos, é possível ir aos poucos se desligando da antiga profissão e dando os primeiros passos na nova. São diversos os exemplos: "caso a pessoa queira investir em uma carreira artística que foi pouca explorada, ela pode fazer um curso de teatro à noite ou aos sábados e aos poucos começar a se apresentar. Essa flexibilidade vale para áreas como canto, artes plásticas, etc.".

Trabalhe seu networking

Rever sua rede de contatos e reestruturá-la de acordo com sua nova área de atuação é fundamental para quem pretende se estabelecer em um novo segmento profissional. O Linkedin é um ótimo aliado nesta tarefa, pois reúne em um mesmo lugar diversos profissionais, de várias empresas, permitindo que você apresente seu novo perfil e conecte-se com profissionais que tenham interesses em comum.

Seja humilde

Ser humilde não significa ser frágil e sim compreender que ao mudar de área, inevitavelmente, terá muito o que aprender. "Use isso a seu favor e aproveite para absorver tudo o que puder.".

Seja realista

Uma virada na carreira não é algo simples, exige planejamento e condições favoráveis. Seja prudente e avalie o impacto da mudança em sua situação financeira e pessoal. "Mesmo que não tenha como investir numa mudança radical, não desista de seus objetivos, estabeleça metas, prazos e poupe o quanto puder", aconselha a coordenadora da Luandre.




Via Luandre Soluções em Recursos Humanos 

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,98,Beleza,10,Cidades,255,Cinema,95,Colunistas,33,Comportamento,47,Concursos,98,Curiosidades,26,Diversos,727,Economia,163,Educação,176,Empregos,188,Esportes,223,Eventos,235,Flagrante,21,Gente,231,História,28,Humor,4,Internacional,63,Jogos,9,Justiça,125,Polícia,2038,Política,241,Religião,42,Saúde,204,Tecnologia,59,Trânsito,307,Vídeo,90,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Dicas para mudar de carreira em 2018
Dicas para mudar de carreira em 2018
https://2.bp.blogspot.com/-XpO_cX2XBUk/WkK-tjwX46I/AAAAAAAAKck/89TA4H1vktA9Uqj5kbZ4Bi1JbCC3FUNjgCLcBGAs/s640/mudar-carreira.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-XpO_cX2XBUk/WkK-tjwX46I/AAAAAAAAKck/89TA4H1vktA9Uqj5kbZ4Bi1JbCC3FUNjgCLcBGAs/s72-c/mudar-carreira.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2017/12/dicas-para-mudar-de-carreira-em-2018.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2017/12/dicas-para-mudar-de-carreira-em-2018.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES PUBLICAÇÕES Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ MARCADOR ARQUIVO SEARCH TODAS PUBLICAÇÕES Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: Clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar