SSP apresenta tecnologia para combater furto e roubo de celulares

COMPARTILHE:

SSP lança sistema que possibilita população alertar perda, furto ou roubo de aparelhos celulares. O Alerta Celular pode ser acessado por meio do Portal Cidadão, na internet.

SSP apresenta tecnologia para combater furto e roubo de celulares
A Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) realizou na manhã desta quarta-feira, 24, o lançamento de um novo serviço para auxiliar a população sergipana na recuperação de bens. O Alerta Celular, um dos sistemas disponíveis no Portal Cidadão, permitirá o cadastro do número que identifica cada aparelho celular (IMEI), para acelerar a comunicação inicial de perda, furto ou roubo por parte do usuário diretamente para as polícias Civil e Militar. 

"O sistema será implementado em Sergipe no momento certo. Temos reduzido os registros em diversos crimes, como homicídio, roubos a banco, roubo a ônibus e roubos de carga, mas estamos cientes de que roubo e furto de celular são crimes que têm incomodado a população. Com o sistema Alerta Celular iremos reduzir também esses números e chegar ao estágio de redução nesses crimes que Pernambuco alcançou. O proprietário do celular sentirá mais segurança na recuperação do seu aparelho celular e poderemos prender em flagrante o receptador. Consequentemente saberemos também quem foi o autor do delito", destacou o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, durante o evento.

O funcionamento do Alerta Celular é simples. O cidadão pode acessá-lo no Portal Cidadão - tanto utilizando o cadastro que porventura já possua no Delegacia Virtual, quanto por meio de um novo, que já será feito no novo portal. Na plataforma, o usuário poderá cadastrar o código que identifica cada aparelho celular - que pode ser visualizado no próprio aparelho (digitando *#06# no teclado numérico do celular) ou na caixa do celular; assim como informações de contato - números de telefone de familiares, parentes ou pessoas próximas.

O Alerta Celular surgiu a partir de um convênio firmado com o estado de Pernambuco, que já utiliza o sistema. Com a disponibilização desse serviço à população sergipana, outros dois serviços foram integrados e resultaram no Portal Cidadão, no qual a partir de um único cadastro o usuário poderá ter acesso ao novo sistema e a outros dois - Delegacia Virtual e Custódia de Objetos.

O major da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, Jonas Moreno, é idealizador do sistema e veio a Sergipe participar do lançamento. "Nós fizemos uma análise criminal estratégica, identificamos no estado de Pernambuco que estava aumentando bastante a incidência de roubos e furtos de celular. Criamos uma consulta que permite verificar quando o celular é roubado, furtado ou extraviado, e criamos um banco de dados. O cidadão, mesmo sem ser vítima desses delitos já pode cadastrar seu aparelho para facilitar o resgate do IMEI, porque em uma eventual ocorrência de crime pode informar esse número que é a 'chave' que vai ligar o aparelho com aquela pessoa que foi vítima daquele crime", esclareceu o oficial da PMPE.

Entenda o funcionamento

Em caso de perda, furto ou roubo, o usuário pode acessar o sistema e gerar um alerta sobre a situação em que o aparelho se encontra. Em seguida, a comunicação é confirmada por meio de boletim de ocorrência, prestado em uma delegacia - ou na Delegacia Virtual, nos casos de perda ou furto. Com isso, durante o trabalho das polícias - por meio de investigações, abordagens ou prisões-, o aparelho poderá ser recuperado, sendo o dono localizado e comunicado mais rapidamente sobre a recuperação daquele celular.

Na utilização do sistema é importante ressaltar que, caso não seja prestado o boletim de ocorrência, o alerta perderá a validade após dois dias da comunicação feita por meio do Alerta Celular. Além disso, recomenda-se que, caso o celular comporte mais de um chip, o usuário realize o cadastro de todos os IMEIs daquele aparelho celular, contribuindo para que a possibilidade de recuperação do bem seja ainda maior.

"É extremamente importante que a população acesse o portal, cadastre seus dados pessoais, (a marca, modelo) e principalmente o IMEI. Se por ventura a pessoa for vítima de roubo e furto, ela tem a possibilidade nessa mesma ferramenta de alertar e também de registrar o boletim de ocorrência no próprio portal e informar esses 15 números do IMEI. Por meio desse registro, se a Polícia Militar ou Civil abordar um indivíduo pessoa com aquele aparelho, vai saber que é produto de roubo e furto. Em Pernambuco, já recuperamos em torno de cinco mil aparelhos e devolvemos às vítimas. É importante que as pessoas compreendam a proposta e façam o devido cadastro", concluiu o major Jonas Moreno.

Autoridades presentes

Estiveram ainda presentes no evento de lançamento do sistema Alerta Celular o coronel José Andrade Pereira, superintendente executivo da SSP; a delegada Katarina Feitosa, delegada-geral da Polícia Civil; o coronel Marcony Cabral, comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe; o coronel Paulo César Góis Paiva, subcomandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe; a delegada Viviane Pessoa, coordenadora das delegacias da capital (Copcal); o delegado Fábio Pereira, representando a coordenadoria das delegacias do interior (Copci); o coronel Vivaldy Cabral, responsável pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC); o coronel Fábio Rolemberg, responsável pelo Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI); delegado João Batista Santos Júnior, diretor da Acadepol; Adriano Bandeira, presidente eleito do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE); Breno Barreto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL); entre outros delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil; além de oficiais e praças da Polícia Militar.


COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: SSP apresenta tecnologia para combater furto e roubo de celulares
SSP apresenta tecnologia para combater furto e roubo de celulares
SSP lança sistema que possibilita população alertar perda, furto ou roubo de aparelhos celulares. O Alerta Celular pode ser acessado por meio do Portal Cidadão, na internet.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBMGGzE1ZT5tD9_Wn90x09nOboR4kFYIcNUjFI6keDLmwbejENCEchcQeBmIrHcOB4FYJ3AGWJJxdbia6PttSVuQVF0tn5Yuv20-xg2vVUZvhin3ATINzOKOQSo-T13hdaHuDTC3ma_JM6/s640/CELULAR+ROUBADO.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBMGGzE1ZT5tD9_Wn90x09nOboR4kFYIcNUjFI6keDLmwbejENCEchcQeBmIrHcOB4FYJ3AGWJJxdbia6PttSVuQVF0tn5Yuv20-xg2vVUZvhin3ATINzOKOQSo-T13hdaHuDTC3ma_JM6/s72-c/CELULAR+ROUBADO.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2018/10/ssp-apresenta-tecnologia-para-combater.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2018/10/ssp-apresenta-tecnologia-para-combater.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content