🔴Defensora dos Animais lamenta projeto de Lei que regulamenta a prática da vaquejada

COMPARTILHE:

Silvana Andrade, presidente Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), afirma: "Projeto de Lei que reconhece a vaquejada, o rodeio e a prova do laço como bens de natureza imaterial é inconstitucional e busca legitimar a crueldade"

Foto: jataovaqueiro
"O Brasil deu um lamentável passo rumo ao retrocesso", declara Silvana Andrade, presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), referindo-se à aprovação, por 402 votos a favor e 34 contra, do Projeto de Lei (PL) 8240/17, que regulamenta a prática da vaquejada como patrimônio cultural brasileiro.

"Os defensores desse deplorável projeto aproveitaram-se de uma distração dos brasileiros, que estão focados na Reforma da Previdência, para o colocarem em votação quando menos se esperava", prossegue Silvana. Conforme foi noticiado pela imprensa, a apreciação do PL aconteceu após a Casa aprovar requerimento de urgência por 343 votos favoráveis, 32 contrários e seis abstenções. "Por que é tão urgente aprovar a vaquejada e outras crueldades no país que tem mais de 13 milhões de desempregados? Suas excelências acham que a atividade de peão vai sanar o problema?", ironiza.

O PL aprovado, de autoria do senador Raimundo Lira (MDB/PB), altera a Lei nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, e inclui o rodeio, a vaquejada e o laço como "expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro", elevando essas atividades à condição de "bens de natureza imaterial".

"Na prática, o que os deputados fizeram foi tirar de vez a proteção legal dos animais submetidos a essas crueldades", afirma Silvana. "É falsa a promessa de que será possível preservar sua integridade e bem-estar nesse tipo de prova. Afinal, desde quando é possível puxar um animal pesado pela cauda e atirá-lo ao chão sem que isso acarrete dor e sofrimento a ele? É cruel, desumano, covarde e inaceitável", acrescenta a ativista.

Silvana ressalta que a regulamentação contraria a Constituição Federal (Inciso VII do parágrafo 1 do artigo 225), que veda a prática de crueldade contra animais. "Mas, infelizmente, parece que o Brasil tem se empenhado em destruir o legado civilizatório da Constituição aprovada em 1988. Caminhamos a passos largos rumo ao retrocesso, e como os animais são um dos elos mais frágeis da sociedade, eles estão sendo penalizados", indigna-se.

A presidente da ANDA explica que a vaquejada simula uma perseguição. Como esses animais são naturalmente dóceis, os organizadores infligem maus-tratos antes de introduzi-los na arena. "É por isso que o bicho entra correndo quando a porteira é aberta", elucida Silvana. "Os organizadores sabem disso e os parlamentares que votaram favoravelmente com certeza também sabem, mas estão dando de ombros para o sofrimento animal. Também é triste ver que muitos médicos veterinários compactuam com a crueldade", declara.

As adequações sugeridas para amenizar o sofrimento dos animais são vistas por Silvana como "tentativas cínicas de tornar mais palatável aquilo que é intrinsecamente inaceitável". A presidente da ANDA dá como exemplos o uso da areia fofa, para evitar que o animal fique aleijado, e a utilização de um protetor para o rabo do boi, que reduziria o risco de mutilação (já houve casos de a cauda ser arrancada durante a prova, em virtude de puxões muito violentos). "O simples pressuposto de que esse 'esporte' pode deixar o animal aleijado e acarretar sua morte não é, por si só, indicativo de abuso e maus-tratos?", questiona Silvana.

"Tortura, crueldade, abuso, humilhação. Nada disso é expressão cultural", alerta Silvana. "Precisamos frear o desmonte da civilidade, ou daqui a pouco vamos ver os deputados legitimarem a escravidão humana, as lutas de gladiadores e as fogueiras para infiéis", conclui.

Via ascom

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,111,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,53,Concursos,110,Curiosidades,28,Diversos,755,Economia,194,Educação,187,Empregos,211,Esportes,241,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,241,História,31,Humor,4,Internacional,77,Jogos,6,Justiça,136,Polícia,2184,Política,258,Religião,45,Saúde,241,Tecnologia,69,Trânsito,329,Vídeo,111,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: 🔴Defensora dos Animais lamenta projeto de Lei que regulamenta a prática da vaquejada
🔴Defensora dos Animais lamenta projeto de Lei que regulamenta a prática da vaquejada
Silvana Andrade, presidente Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), afirma: "Projeto de Lei que reconhece a vaquejada, o rodeio e a prova do laço como bens de natureza imaterial é inconstitucional e busca legitimar a crueldade"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3ki9736V9We_wEznx-h-8pEw6kkmYoLbi4XwypqJCbI8fTmytLhokEcEXhhFThCYDRYsc5oTzQE7lIzlfO3lQEo2dPTbYjfye99XO7qdwHs_Nubj8_4dkpi10CUD3m2xop3Q9CYk5t6cC/s640/vaquejada2.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3ki9736V9We_wEznx-h-8pEw6kkmYoLbi4XwypqJCbI8fTmytLhokEcEXhhFThCYDRYsc5oTzQE7lIzlfO3lQEo2dPTbYjfye99XO7qdwHs_Nubj8_4dkpi10CUD3m2xop3Q9CYk5t6cC/s72-c/vaquejada2.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2019/07/defensora-dos-animais-lamenta-projeto.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2019/07/defensora-dos-animais-lamenta-projeto.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMMENDED PARA VOCÊ ASSUNTO ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem foi encontrada Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content