Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em quatro estados do Nordeste

Compartilhar:

As fortes chuvas devem atingir a região ao longo desta quarta (15) e quinta-feira (16). Os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em quatro estados do Nordeste

Brasília (DF) 15/06/2022 -- 
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, alerta para a previsão de chuvas intensas na região Nordeste ao longo desta quarta (15) e quinta-feira (16). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba devem ser os mais afetados.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem ser superiores a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Com isso, há risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e queda de galhos de árvores.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção. “Quem mora em região com risco de inundação, precisa ficar atento a qualquer sinal de avanço da água, inclusive, dos rios. Já quem mora em locais com risco de deslizamentos, precisa verificar o aparecimento de trincas nas paredes e tomar cuidado com qualquer movimentação do terreno. Diante de qualquer indício é preciso sair da residência imediatamente e procurar um local seguro”, observou.

Alagoas

Em Alagoas, a situação das fortes chuvas é crítica. Segundo a Defesa Civil estadual, a Região Metropolitana de Maceió registrou acumulado de 100 milímetros nas últimas 12h. O mesmo ocorreu na Zona da Mata e no Sertão alagoano. As chuvas causaram encharcamento do solo costeiro, aumentando o risco de deslizamentos de terra.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado, o nível do rio Paraíba já atingiu, nesta quarta (15), a cota de atenção no município de Paulo Jacinto. A tendência é de elevação, com necessidade de monitoramento contínuo dos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.

Além disso, o nível dos rios Mundaú, Rio São Miguel, Coruripe, Jequiá e Conduípe está em elevação. Também há possibilidade de transbordamento de pequenos rios e riachos das regiões do litoral do estado.

Alertas

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS, com o CEP do local onde mora, para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento ao alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,110,Beleza,10,Cidades,267,Cinema,99,Colunistas,34,Comportamento,52,Concursos,110,Curiosidades,27,Diversos,754,Economia,193,Educação,182,Empregos,196,Esportes,239,Eventos,245,Fake,1,Flagrante,22,Gente,240,História,31,Humor,4,Internacional,74,Jogos,9,Justiça,134,Polícia,2164,Política,254,Religião,45,Saúde,240,Tecnologia,69,Trânsito,328,Vídeo,109,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em quatro estados do Nordeste
Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em quatro estados do Nordeste
As fortes chuvas devem atingir a região ao longo desta quarta (15) e quinta-feira (16). Os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip9ium9EshSepxMmfXA0RewnauPjvlI_EgzG6axAq-Jl3oM7wTqH6eRHeW-8vYlMbJOCsaauoe_UzsHvnAgQGGCW7Pu14_utne159DuemEszbdxIIdVMrdPrLCVTGKLVHSwcBrvEn55sKNtB1jcSZey7jhPrfxpcw1myWR7xf6_p-TWIuKeWN7Z3XmTQ/w640-h484/tempo%20nordeste.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip9ium9EshSepxMmfXA0RewnauPjvlI_EgzG6axAq-Jl3oM7wTqH6eRHeW-8vYlMbJOCsaauoe_UzsHvnAgQGGCW7Pu14_utne159DuemEszbdxIIdVMrdPrLCVTGKLVHSwcBrvEn55sKNtB1jcSZey7jhPrfxpcw1myWR7xf6_p-TWIuKeWN7Z3XmTQ/s72-w640-c-h484/tempo%20nordeste.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2022/06/defesa-civil-nacional-alerta-para.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2022/06/defesa-civil-nacional-alerta-para.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Abrir tudo Publicação não encontrada Ver tudo Ver mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PÁginas Publicações Ver tudo Recomendado para você Marcador Arquivo BUSCAR Todas as publicações Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sabádo Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content