Cerca de 300 jovens socorrenses estiveram na manhã desta terça-feira, 23, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na Sede do Município, ...
Cerca de 300 jovens socorrenses estiveram na manhã desta terça-feira, 23, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na Sede do Município, para receber o Certificado de Dispensa de Corporação e Compromisso do Serviço Militar. Por excesso de contingente, todos foram dispensados.
O prefeito Fábio Henrique; o chefe da 19ª Circunscrição do Serviço Militar – CSM –, o tenente-coronel de Infantaria Ricardo Teixeira Cordeiro; e o major de Infantaria Renato José Correia; e o vereador Arisvaldo Rodrigues – que representou a Câmara de Vereadores; compuseram a mesa principal.
A banda do 28º Batalhão de Caçadores também acompanhou toda a solenidade. O prefeito Fábio Henrique deus as boas-vindas aos integrantes do Exército Brasileiro e lembrou um pouco de sua trajetória desde a juventude.
“Também estudei em colégio público e vim de família humilde como a maioria de vocês. Sem Deus a gente não chega a lugar em lugar nenhum, ponham Ele na frente e acreditem em tudo o que vocês desejam”, aconselhou Fábio Henrique. Ele destacou ainda que a Prefeitura de Socorro vem dando oportunidades aos jovens através do Pró-jovem.
“Já qualificamos mais de 2 mil jovens e vamos continuar fazendo esse trabalho. O crescimento do município passa pelo crescimento profissional de vocês”, disse. O prefeito destacou também a importância do Certificado de Reservista. “Este documento habilita vocês a serem cidadãos. Tenham ele com orgulho sempre em mãos. Agora vocês podem fazer inscrição em vestibular e concurso público, e outras obrigações. Parabéns a vocês!”, disse Fábio.
O tenente-coronel Ricardo Teixeira Cordeiro parabenizou Fábio Henrique por administrar o município que mais cresce em Sergipe. “Além disso, é o município que mais dá oportunidades aos seus cidadãos”, disse. O militar afirmou que o Exército dispensa cerca de 96% dos jovens que chegam á maioridade. “Gostaríamos de contar com vocês, mas no momento não é possível”, explicou.
O chefe da 19ª CSM lembrou que eles podem ser convocados a todo momento. “Vocês agora fazem parte do quadro de reservistas. Ou seja, podem nos ajudar em momentos como a seca, construção de rodovias, calamidades ou guerra. Somos parte de um mesmo país e contamos com vocês. Seria um prazer contar com todos, mas no momento não é possível”, agradeceu.
Para Luiz Ícaro Cardoso, 18 anos, morador do Conjunto João Alves, o Certificado de Reservista será importante para sua formação profissional. “Um dos documentos exigidos pela Universidade Federal é este, agora vou poder apresentá-lo e fazer um curso superior”, disse.
Outro jovem socorrense, morador do Marcos Freire I, também destacou a importância do Certificado para seus estudos. Ele é estudante do 2º Ano do Ensino Médio. “Vou fazer vestibular para Publicidade e Propaganda e precisava deste documento”, afirmou José Ecivaldo Faria Lima, 17 anos.
Estiveram presentes o secretário da Administração, José Menezes; o do Meio Ambiente, Washley Ramos; o do Esporte, Lazer e Juventude, Eliel Felipe; o comandante da Guarda Municipal, capitão PM Henrique Rocha; e o adjunto de Assuntos Jurídicos, Clay Ramos.
Fonte: A.N.S.
COMENTÁRIOS