$type=carousel$count=12$cols=4$cate=0=hide-label

Trânsito: 491 vidas ceifadas pela falta de gentileza

Compartilhar:

O trânsito sergipano matou menos em 2014 se comparado ao ano de 2013.  Foram “apenas 491” mortes provocadas pela intolerância, arrogância...

O trânsito sergipano matou menos em 2014 se comparado ao ano de 2013.  Foram “apenas 491” mortes provocadas pela intolerância, arrogância e falta de valorização da vida.
117 famílias foram poupadas do sofrimento de sepultar seus mortos, jovens na maioria, já que em 2013 foram 608 mortes. Mas afinal o que precisa ser feito para que esta realidade seja alterada de forma a reduzir concretamente estas mortes?
Tenho visto nas redes sociais manifestações interessantes sobre a dificuldade de convivência de ciclistas, corredores e pedestres nas ciclovias. Espaços que poderiam ser aproveitados e compartilhados sem problemas, mas não é o que vemos nas ruas mesmo destacando que estes atorem formam os grupos mais vulneráveis na cadeia do trânsito.
A meu ver esta dificuldade aponta para o cerne do problema já que o homem está sempre à procura de um elo inferior para exercitar poder e mando. Assim, quando reclamamos da conduta dos grandes veículos que transitam como se fossem os donos da via, também vemos ciclistas andando em velocidade inadequada nas ciclovias, causando transtornos e muitos literalmente enfrentando pedestres até com reações violentas.
Penso que está na hora do poder publico tratar a questão com mais seriedade e planejar ações efetivas que alcancem o jovem na sua formação inicial, além de fazer valer a Lei (CTB) quanto a formação mínima obrigatória, hoje tão desprezada pela sociedade.
Baseado em pesquisa ibope de 2007, 6 a cada 10 motociclistas nunca passaram por um centro de formação, logo, seguem livremente oferecendo seus corpos a sorte e ao asfalto, lotando as emergências publicas e privadas, especialmente as internações e  UTIs.
Só teremos resultados importantes nesta luta contra as mortes, quando a  formação alcançar as escolas, ainda que de forma transversal, como preconiza as resoluções do Contran. As escolas tem a alternativa de formar seus alunos durante o segundo grau desobrigando o adolescente de prestar a prova teórica do Detran, mas desconheço que qualquer Instituição de ensino do nosso Estado tenha se sensibilizado para esta possibilidade.
Somado ao comprometimento das escolas, não é mais tolerável ver a omissão dos municípios que deixam de regulamentar o uso dos ciclomotores por medo do resultado das urnas. A irresponsabilidade dos gestores resulta no elevado numero de mortes que podiam ser evitadas se as pessoas se obrigassem ao cumprimento da lei.
Formação, legislação e gentileza. O tripé que pode mudar a realidade precisa ser moldado na sensibilização pela gentileza e pela vida onde as pessoas estiverem. Famílias, empresas, igrejas, agremiações de toda ordem precisam fazer a discussão de como se antecipar e evitar acidentes, evitando o sofrimento das famílias que enterram suas vitimas.
A vida vale mais sempre, e quando estou frente à situação de risco devo me antecipar aos outros, especialmente quando o outro for mais vulnerável que eu. Reduza a velocidade, dê passagem, pare para o pedestre e respeite ciclistas e motociclistas. Ficar reclamando, buzinando desesperadamente e ofendendo as pessoas em nada contribui para um trânsito mais gentil, ao contrário, serve apenas para demonstrar a sua indisposição em fazer a parte que lhe cabe
Sydnei Ulisses é coordenador do Movimento Gentileza Aracaju

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,99,Beleza,10,Cidades,258,Cinema,96,Colunistas,34,Comportamento,47,Concursos,98,Curiosidades,27,Diversos,735,Economia,163,Educação,176,Empregos,192,Esportes,225,Eventos,236,Fake,1,Flagrante,21,Gente,233,História,28,Humor,4,Internacional,64,Jogos,9,Justiça,127,Polícia,2050,Política,243,Religião,42,Saúde,205,Tecnologia,61,Trânsito,311,Vídeo,90,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Trânsito: 491 vidas ceifadas pela falta de gentileza
Trânsito: 491 vidas ceifadas pela falta de gentileza
http://3.bp.blogspot.com/-rQylgO3HfcI/VUwa1P-mvaI/AAAAAAAADLo/LPZzqtvDwDo/s200/respeito1%5B1%5D.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-rQylgO3HfcI/VUwa1P-mvaI/AAAAAAAADLo/LPZzqtvDwDo/s72-c/respeito1%5B1%5D.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/05/transito-491-vidas-ceifadas-pela-falta.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2015/05/transito-491-vidas-ceifadas-pela-falta.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Abrir tudo Publicação não encontrada Ver tudo Ver mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home Paginas Publicações Ver tudo Recomendado para você Marcador Arquivo Busca Todas as publicações Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sabádo Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar