Transplantes: Sergipe sedia encontro sobre o tema

Uma extensa programação de palestras e debates marcou o 4º Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe sobre Transplantes. O objetivo do evento pro...

Uma extensa programação de palestras e debates marcou o 4º Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe sobre Transplantes. O objetivo do evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que reuniu gestores e técnicos dos três Estados, foi discutir estratégias para incentivar os transplantes e debater temas relacionados ao assunto.

Na programação do evento, que contou com a presença do coordenador Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (MS), Heder Borba, foram abordados temas sobre faturamento, entrevista familiar, o diagnóstico de morte encefálica e os aspectos éticos, estratégias para melhorar a doação de órgãos, além de apresentação de trabalhos científicos sobre doação, entre outros.

“Esse encontro, que também incluiu outros Estados a exemplo do Ceará e Piauí, é uma troca de experiência e cooperação técnica entre eles para melhoria dos transplantes. Estamos promovendo uma capacitação técnica em entrevista familiar e faturamento. A entrevista familiar vai fazer com que diminua a negativa das famílias em autorizar a doação dos órgãos e o faturamento vai melhorar a vinda de recursos do Ministério da Saúde para as ações de doação”, disse Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.

Para o diretor de Gestão de Sistema da SES, Hélio Farias, o evento também tem o objetivo de divulgação a respeito dos transplantes. “Estamos querendo fazer mais parcerias e sensibilizar o setor privado para o retorno dos transplantes de rim e coração em Sergipe. A realização de transplantes é viável, pois o Ministério da Saúde remunera muito bem os procedimentos”, disse o diretor.

Segundo Heder Borba, a iniciativa de reunir diversos Estados para discutir os transplantes é positiva. “Esse evento já está se tornando um calendário sobre transplantes no Nordeste. É uma maneira das pessoas mostrarem o que estão fazendo e estimular a doação entre si. No país existem outras iniciativas como essa, inclusive o Ministério promove as oficinas regionais, e são discutidos os mais variados problemas sobre doação peculiares a cada uma das regiões”, disse o técnico do MS.

Outro tema de fundamental importância foi o diagnóstico de morte encefálica e os aspectos éticos. A palestra sobre o tema foi ministrada pelo médico neurologista do Hospital das Clínicas da Unicamp e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Luiz Antônio Sardinha.

“Não existe doador sem o diagnóstico de morte encefálica e há uma dificuldade das famílias em entender que existe esse modelo de morte em que o coração bate,o paciente respira e tem pressão sanguínea através de aparelhos e medicações que são feitas. A dificuldade que temos é a sociedade e o profissional de saúde entenderem que o diagnóstico de morte encefálica a partir de uma lesão cerebral existe e é compatível com a doação e não com a vida”, explicou  Luiz Antônio Sardinha.

Por Ascom

COMENTÁRIOS

{recent}{slider-4}{wide}
4/sgrid/recent
Abrir todos os posts Não encontrei nenhuma postagem Ver tudo Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home PAGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO BUSCA TODOS AS POSTAGENS Não encontrei nenhuma postagem com sua solicitação Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Compartilhe em uma rede social STEP 2: Clique no link na sua rede social Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content