$type=ticker$count=8$cols=4$cate=0

$type=grid$count=4$tbg=$meta=0$snip=0$rm=0$show=home

Nomeação irregular no Ministério do Trabalho é questionada pelo procurador geral

SHARE:

O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury, concedeu prazo de três dias a partir da quarta-feira (03) para qu...


O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury, concedeu prazo de três dias a partir da quarta-feira (03) para que o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, exonere Géssika Tessarolo Balbino de um dos cargos em comissão da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), para o qual foi nomeada em portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 02 de janeiro. 

Em notificação recomendatória enviada ao ministro, Fleury alerta que os cargos de assessores na SIT são de "natureza eminentemente técnica" e, de acordo com a convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil, e o regimento interno do próprio Ministério do Trabalho, só podem ser preenchidos por auditores fiscais de carreira - o que não é o caso da nomeação em questão.

Para Fleury, é preciso preservar o sistema de inspeção do trabalho, atividade de Estado, que não pode ser confundida com qualquer atuação política. "O Ministério Público do Trabalho não permitirá o desmonte da estrutura de inspeção do trabalho", acrescenta.

O procurador-geral esclarece na própria notificação que o MPT pode adotar medidas judiciais para garantir o cumprimento da regra do regimento interno da pasta, caso a nomeação não seja cancelada. Fleury ainda solicita que Yomura abstenha-se de nomear, para qualquer cargo de natureza técnica na Secretaria de Inspeção do Trabalho, pessoa que não seja servidor público efetivo e da carreira de auditor fiscal do Trabalho.

Na semana passada, o MPT destacou a importância da edição, pelo Ministério do Trabalho, de nova portaria restabelecendo o conceito de trabalho escravo contemporâneo no país. A medida tornou sem efeito portaria anterior, editada em outubro do ano passado e que, de forma ilegal e inconstitucional, abrandava esse conceito. Houve repercussão negativa dentro e fora do país e a portaria foi suspensa pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. Fleury afirmou que a nova portaria deu um passo importante para o restabelecimento do conceito, mas que ainda resta lutar por mais recursos para garantir a fiscalização e o combate ao trabalho escravo.

Na opinião de Fleury, o ministério acertou na edição da portaria, mas peca na nomeação de alguém fora do quadro de auditores fiscais do trabalho. "Para garantir a independência e o trabalho técnico em fiscalizações, como as de combate ao trabalho escravo, o Brasil ratificou a Convenção 81 da OIT, que assegura a autonomia da Inspeção do Trabalho. E o regimento interno do próprio Ministério do Trabalho garante que esses cargos são privativos de auditores", afirmou Fleury.

Assessoria de Comunicação Social

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,98,Beleza,9,Cidades,254,Cinema,95,Colunistas,33,Comportamento,46,Concursos,98,Curiosidades,24,Diversos,723,Economia,159,Educação,173,Empregos,185,Esportes,223,Eventos,233,Flagrante,20,Gente,228,História,28,Humor,4,Internacional,62,Jogos,9,Justiça,123,Polícia,2011,Política,235,Religião,42,Saúde,202,Tecnologia,57,Trânsito,303,Vídeo,88,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Nomeação irregular no Ministério do Trabalho é questionada pelo procurador geral
Nomeação irregular no Ministério do Trabalho é questionada pelo procurador geral
https://2.bp.blogspot.com/-3Y1eLmlqPn8/WlVsuqVjs2I/AAAAAAAAKf0/3StZ9qvzgOAWCAKCF4CF045nHfU4swxhQCLcBGAs/s640/MPT.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-3Y1eLmlqPn8/WlVsuqVjs2I/AAAAAAAAKf0/3StZ9qvzgOAWCAKCF4CF045nHfU4swxhQCLcBGAs/s72-c/MPT.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2018/01/nomeacao-irregular-no-ministerio-do.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2018/01/nomeacao-irregular-no-ministerio-do.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES PUBLICAÇÕES Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ MARCADOR ARCHIVE SEARCH TODAS PUBLICAÇÕES Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir PARA DESBLOQUEAR O CONTEÚDO SIGA OS PASSOS ABAIXO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: Clique no link para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar