Engenheiro aponta soluções para evitar alagamentos em Sergipe

Compartilhar:

Para o engenheiro sergipano Adailton Martins, os alagamentos acontecem porque a capacidade de infiltração e retenção de água no solo e...


Para o engenheiro sergipano Adailton Martins, os alagamentos acontecem porque a capacidade de infiltração e retenção de água no solo em áreas impermeabilizadas (áreas asfaltadas, cimentadas, edificadas etc.) é muito baixa.
Todos os anos, assistimos no noticiário a calamidade do problema das enchentes nas cidades. Embora não haja uma fórmula fácil e rápida para evitar as enchentes, algumas atitudes citadas pelo engenheiro podem contribuir para minimizar os transtornos. Segundo Adailton os pontos elencados abaixo podem ser fundamentais para evitar que o pior aconteça:

1. Limpeza de bueiros
O acúmulo de lixo nos bueiros das principais cidades do Brasil causa alagamentos e enchentes, matando vítimas, destruindo casas e móveis e parando o trânsito. O simples fato de manter os bueiros públicos limpos, sem obstrução da água, pode ajudar a diminuir esse problema.

2. Obras em córregos e barreiras
É preciso investir nos pequenos e grandes córregos do centro urbano. Córregos com suporte para o aumento da água e barreiras de contenção podem salvar a vida de dezenas de famílias da região.

3. Piscinões
Os piscinões são responsáveis pelo armazenamento do excesso da água causada pelas chuvas de verão. Geralmente são instalados em regiões onde as condições geográficas (o relevo, por exemplo) são focos de inundações.

4. Avenida Vegetal
Plantar as margens dos rios pode evitar que eles transbordem. Quando as margens são cobertas por vegetação, a água é absorvida pelo solo, sem asfalto. Esta medida também incentivaria as rodovias e avenidas a manterem uma maior distância das áreas alagadas.

5. Ocupação estratégica nos morros
As construções nos morros estão fora do controle de qualquer governo. As casas e barracos são construídos em áreas perigosas, sem a devida regularização. As obras no morro aumentam o desmatamento e ainda colocam a vida de milhares de pessoas em risco.

6. Lixo no Lixo
A população pode ajudar a evitar as enchentes ao jogar todo o lixo em recipientes adequados. O costume de jogar papéis de bala no chão, latas na rodovia ou sacolas plásticas em terrenos baldios agravam o problema das enchentes.

Adailton destaca que as enchentes são responsabilidade do governo e da população. De nada adiantaria o governo fazer obras preventivas, limpeza ou de contenção, se a população continuar a jogar lixo nas ruas e terrenos baldios.

COMENTÁRIOS

Nome

Ambiente,102,Beleza,10,Cidades,260,Cinema,98,Colunistas,34,Comportamento,48,Concursos,101,Curiosidades,27,Diversos,742,Economia,168,Educação,179,Empregos,194,Esportes,227,Eventos,238,Fake,1,Flagrante,21,Gente,237,História,28,Humor,4,Internacional,65,Jogos,9,Justiça,131,Polícia,2082,Política,247,Religião,42,Saúde,205,Tecnologia,62,Trânsito,313,Vídeo,90,
ltr
item
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE: Engenheiro aponta soluções para evitar alagamentos em Sergipe
Engenheiro aponta soluções para evitar alagamentos em Sergipe
https://4.bp.blogspot.com/-nMM5sWib8N0/WpmG_AgrrUI/AAAAAAAAKxE/HGI7Dl7e3F0i8OHSADZ0XAtua0M1L46zgCLcBGAs/s640/adilton%2Bmartins.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-nMM5sWib8N0/WpmG_AgrrUI/AAAAAAAAKxE/HGI7Dl7e3F0i8OHSADZ0XAtua0M1L46zgCLcBGAs/s72-c/adilton%2Bmartins.jpg
Coisas de Socorro - NOSSA SENHORA DO SOCORRO E CONTEÚDO RELEVANTE
https://www.coisasdesocorro.com.br/2018/03/engenheiro-aponta-solucoes-para-evitar.html
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/
https://www.coisasdesocorro.com.br/2018/03/engenheiro-aponta-solucoes-para-evitar.html
true
5139585072829268810
UTF-8
Abrir tudo Publicação não encontrada Ver tudo Ver mais Resposta Cancelar resposta Delete By Home Paginas Publicações Ver tudo Recomendado para você Marcador Arquivo SEARCH Todas as publicações Nenhum resultado encontrado VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sabádo Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content